Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360010
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina aborda diferentes formas de aproximação do real enquanto referenciais teóricos para análise da realidade social. Trata-se de abordagens metodológicas de pesquisa em educação, priorizando-se as abordagens qualitativas de pesquisa, tendo como foco o trabalho investigativo com o uso de narrativas e com a metodologia da pesquisa-formação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar uma compreensão abrangente acerca da pesquisa qualitativa.Proporcionar as bases para a elaboração de pesquisas qualitativas na área de educação.
Fornecer e exercitar os principais elementos para a elaboração de projetos de pesquisa na área educacional.
Conhecer as principais características da metodologia da pesquisa- formação e seu uso na área educacional.
Compreender a dinâmica do uso de narrativas na pesquisa em educação.
Conteúdo Programático
Caracterização de ciência, metodologia e métodos de pesquisa em educação;
Conceitualização e caracterização de pesquisa qualitativa;
O uso de narrativas na pesquisa;
Metodologia da pesquisa-formação;
Elaboração de projetos de pesquisa.
Conceitualização e caracterização de pesquisa qualitativa;
O uso de narrativas na pesquisa;
Metodologia da pesquisa-formação;
Elaboração de projetos de pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUER, Martin & GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
- CIAVATTA, Maria & ALVES, Nilda (orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.
- DELORY-MOMBERGER. Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
- ESTEBAN, Maria Teresa & ZACCUR, Edwiges (orgs.).Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas,1995.
- FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- GIL, Antonio Carlos . Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
- JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
- LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: UFMG,1999.
- LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MELLO, Marco. Pesquisa participante e educação popular: da intenção ao gesto. Porto Alegre: IPPOA, 2005.
- MORIN, André; GADOUA, POTVIN, Gerárd. Saber, ciência, ação. São Paulo: Cortez, 2007.
- PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? 2.ed. Paulo: Paulus, 2008.
- RICHARDSON, Roberto Jarry (org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2009