Nome da Atividade
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE I
CÓDIGO
17360012
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reflexão introdutória de caráter histórico e sociológico acerca das relações entre educação, cultura e sociedade, fornecendo instrumentos analíticos e desenvolvendo habilidades de pensamento e de leitura que possibilitem a compreensão do fenômeno educativo e da escolarização como práticas culturais e simbólicas que mantêm estreitas conexões com as sociedades em que se inserem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Esse bloco tem como objetivos introduzir os alunos iniciantes do curso de Pedagogia numa reflexão de caráter histórico e sociológico acerca das relações entre educação, cultura e sociedade, fornecendo instrumentos analíticos e desenvolvendo habilidades de pensamento e de leitura que possibilitem a compreensão do fenômeno educativo e da escolarização como práticas culturais e simbólicas que mantêm estreitas conexões com as sociedades em que se inserem.Conteúdo Programático
Surgimento da sociedade moderna e análise do processo de revolução industrial.
Análise do surgimento e desenvolvimento da escola de massas.
As relações e os processos educativos emergentes da sociedade contemporânea.
Sistemas educativos e sistemas simbólicos presentes na relação pedagógica.
Análise do surgimento e desenvolvimento da escola de massas.
As relações e os processos educativos emergentes da sociedade contemporânea.
Sistemas educativos e sistemas simbólicos presentes na relação pedagógica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Enguita, Mariano. A face oculta da escola. POA: Artes Médicas, 1996.
- Bourdieu, P. & Passeron. 1.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. RJ Livraria Francisco alves Editora, 1982.
- Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido € Pedagogia da autonomia.