Nome da Atividade
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE III
CÓDIGO
17360014
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando as matizes de classe, etnia, gênero e outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar como se constitui a profissão docente na sociedade e na escola, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros. Estabelecer relações entre a construção do modelo escolar na Idade Moderna e as características da profissão docente. Compreender as peculiaridades da construção da profissão docente no Brasil. Discutir aspectos do processo de feminização e proletarização do magistério. Relacionar questões étnico-raciais com a profissão docente.

Conteúdo Programático

Evolução sócio-histórica da profissão docente.
Gênero, classe e etnia como categorias históricas para compreensão das relações sócio-culturais.
Feminização e proletarização do magistério como etapas do processo histórico de constituição da profissão docente.
Diversidade cultural, formação de professores/as e processo de escolarização.
O/A professor/a frente à diversidade cultural que permeia a escola.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Apple. M. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia. In: Cadernos de Pesquisa, n.64, fev., 1988.
  • Dayrell, J. (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
  • Louro, G. L. Magistério de 1º. grau: um trabalho de mulher. In: Educação e Realidade, n.14, jul./dez., 1989.

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