Nome da Atividade
ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC. E ESCOLARIZAÇÃO I
CÓDIGO
17360028
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Neste semestre este bloco tratará, basicamente, das relações dos sujeitos com o conhecimento, sob o ponto de vista da psicologia e da filosofia, buscando discutir a realidade educacional atual. Grandes matrizes teóricas de referência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender sua trajetória educativa, a partir da construção das categorias sujeito, conhecimento escolar, conhecimento cotidiano e científico.
Identificar grandes matrizes teóricas de referência nos campos da psicologia e filosofia, bem como suas inter-relações.

Conteúdo Programático

Educação mediando a prática dos homens.
Relações entre educação e trabalho.
Educação e poder: o jogo da sociabilidade.
Educação e cultura no universo dos bens simbólicos.
Humanidade, cultura e conhecimento.
Conhecimento e verdade: a matriz da noção de descoberta.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bock, A . M. B. (org.) Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. SP: Saraiva, 2002.
  • Cortella, M. S. A escola e o conhecimento. SP: Cortez, 1998.
  • Francisco Filho, G. A Psicologia no contexto educacional. Campinas: Átomo, 2002.
  • Saint-Onge, M. O ensino na escola. O quê? Como se faz? SP: Loyola, 1999.
  • Severino, A. J. Filosofia da educação: construindo a cidadania. SP: FTD, 1994.

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