Nome da Atividade
FIL ED E SOC:DIF. LEIT. E REFL. PAULO FREIRE
CÓDIGO
17360031
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do pensamento e intencionalidades educativas no pensamento de Paulo Freire, buscando entender suas influências na educação brasileira. Tendo por base a configuração da escola atual (estrutura e conjuntura), as concepções e práticas construídas nos espaços e nos tempos escolares e a práxis político-pedagógica das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, busca-se, com a Disciplina Diferentes leituras e reflexões acerca da bibliografia de Paulo Freire, questionar os pressupostos do processo educativo, confrontando o projeto “sócio-político, antropológico e pedagógico” e ideologia vigentes com teorias freirianas que fundamentaram e fundamentam projetos diferenciados e alternativas educacionais instituídas. Tendo presente o acima indicado, objetiva-se refletir, desde as dimensões antropológica, axiológica e epistemológica, proposta(s) de construção de um processo pedagógico capaz de, em conjunto com os demais campos do conhecimento, colaborar na construção da sociedade justa, buscando analisar o papel político-pedagógico dos sujeitos envolvidos com a sala de aula e participantes da estrutura de produção da sobrevivência humana, especialmente a função docente no processo de formação humana.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Compreender a pedagogia de Paulo Freire, suas influências e repercussões na educação brasileira.

Objetivos específicos
Identificar as bases epistemológicas da pedagogia Freiriana.
Refletir sobre temas e categorias presentes na pedagogia de Paulo Freire.

Conteúdo Programático

1. Paulo Freire: vida e obra;
2. Mundo da Vida e Práxis Educativa: as andarilhagens de Freire e sua produção pedagógica;
3. Influências na pedagogia freiriana;
4. A pedagogia de Paulo Freire e seu compromisso com a transformação social radical;
5. Elementos constituintes da pedagogia freiriana;
6. Paulo Freire e a Educação Popular;
7. Paulo Freire e a Escola;
8. A atualidade da pedagogia de Paulo Freire.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • DOCUMENTÁRIO. Paulo Freire Contemporâneo. 2007. Filme de Toni Venturi. Duração: 45min33seg.
  • FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. Revista e-curriculum, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, v.7, n.3, p.01-08, dez./2011, Edição Especial de Aniversário de Paulo Freire.
  • FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
  • FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 35. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
  • FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 2. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
  • FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
  • FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes Ltda., 1980.
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
  • FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 30. ed. Trad. Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
  • FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia – O Cotidiano do Professor. Trad. Adriana Lopez. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
  • FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora: 1997.
  • FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 9. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1998.
  • FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  • FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação: diálogos. Vol. I. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
  • FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação: diálogos. Vol. II. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • FREIRE, Lutgardes. Paulo Freire por seu filho. In: SOUZA, Ana Inês; SCHNORR, Giselle Moura;
  • SCHWENDLER, Sônia Fátima; BERTOLINI, Marilene A. Amaral; ALBUQUERQUE, Targélia de Souza; ZANETTI, Maria Aparecida (Orgs.). Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001. p.329-342.
  • GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1989.
  • GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 2006.
  • PASQUIM. Paulo Freire, no exílio, ficou mais brasileiro ainda. Rio de Janeiro, n. 462, dezembro de 1978. p.07-11.
  • STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). 2. ed. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

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