Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
CÓDIGO
0360082
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua
constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes.
Problematiza os significados da normalidade e os discursos que
produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Analisa as
recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e
suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação
Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a
Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as
atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.

Conteúdo Programático

- A emergência da Educação Especial e a constituição de um campo
de saber sobre a alteridade deficiente
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e
da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.
- Educação Especial e Educação Inclusiva
- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais
especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na
organização do espaço educativo.
- Possibilidades da Pedagogia da Diferença
- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação
Inclusiva.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

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