Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370045
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Educação Física: Conceitos, configurações, O conhecimento de que trata a Educação Física. A Inserção da Educação Física nos currículos escolares da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio: aspectos introdutórios. Perspectivas do ensino da Educação Física no contexto pedagógico escolar. Relação comunidade/escola/Educação Física. Diagnóstico da realidade da Educação Física na rede pública e privada de ensino.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir as discussões na e sobre a formação inicial do Curso de Licenciatura em Educação Física com o intuito de:a) analisar os diferentes conceitos e configurações assumidas pela Educação Física no âmbito da Educação formal;
b) reconhecer o conteúdo de trabalho da Educação Física na Escola e sua inter-relação com os aspectos étnico-raciais e ambientais;
c) identificar as possibilidades de ação do professor no âmbito da Educação Física Escolar;
d) estabelecer vínculos entre o trabalho desenvolvido na e fora da Escola (comunidade);
e) articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I - Educação Física
- Conceitos e configurações;
- O conhecimento de que trata a Educação Física;
- Influência étnico-racial e social na escolha dos conteúdos
- Relação meio ambiente, educação física e seus conteúdos
- As diferentes concepções de educação: interfaces com a área da saúde e com as ciências humanas.
Unidade II - A formação do professor de Educação Física: inicial e continuada
Unidade III - A Educação Física Escolar
- A inserção da Educação Física nos currículos escolares (aspectos introdutórios): na educação Infantil, no ensino fundamental, no ensino médio.
Unidade IV - A Educação Física na rede pública e privada de ensino: diagnóstico e análise
- O exercício docente na educação formal.
- Relação escola/comunidade/Educação Física
Unidade V – Práticas Pedagógicas na disciplina de Educação Física
- Conceitos e configurações;
- O conhecimento de que trata a Educação Física;
- Influência étnico-racial e social na escolha dos conteúdos
- Relação meio ambiente, educação física e seus conteúdos
- As diferentes concepções de educação: interfaces com a área da saúde e com as ciências humanas.
Unidade II - A formação do professor de Educação Física: inicial e continuada
Unidade III - A Educação Física Escolar
- A inserção da Educação Física nos currículos escolares (aspectos introdutórios): na educação Infantil, no ensino fundamental, no ensino médio.
Unidade IV - A Educação Física na rede pública e privada de ensino: diagnóstico e análise
- O exercício docente na educação formal.
- Relação escola/comunidade/Educação Física
Unidade V – Práticas Pedagógicas na disciplina de Educação Física
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAOLIO, J. Educação Física e Conceito de cultura. São Paulo: Autores Associados, 2004.
- DARIDO, S.; RANGEL, I. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara, 2005.
- NASCIMENTO J.V.; FARIAS G.O. Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: UDESC, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA C.L.A. Educação Física e Didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis: Vozes, 2010.
- BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto alegre: Magister,1992.
- FREIRE, P. Pedagogia da indignação cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
- PEREIRA A.M. A questão racial e a aula de Educaçao Física. In: Negros, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Atilende: Florianópolis: Atilende, 2002.
- SILVA A.M.; DAMIANI I.R. Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em Educação Física. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005.