Nome da Atividade
CIÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370047
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tipos de ciência. Ciência básica, ciência aplicada e translação científica. Elaboração de documentos científicos e entendimento do rigor acadêmico. Impactos da produção científica do desempenho físico e esportivo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar a lógica científica aos ingressantes no bacharelado em Educação Física. Discutir o que é ciência e o processo da construção científica do conhecimento. Explorar diferentes meios de comunicação científica. Interpretar a redação científica.

Conteúdo Programático

Bloco 1
O que é ciência
Tipo de ciência
Ciência básica e ciência aplicada
Bloco 2
Sistematização do conhecimento científico
Meios de divulgação científica
Normas científicas
Redação científica
Bloco 3
Modelo teórico para desenvolvimento da pesquisa científica
Meios científicos e não científicos de comunicação
Ciência e Educação Física
Ciência e Esporte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • THOMAS, JR; NELSON, JK. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
  • SALSBURG, D. Uma senhora toma chá... como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
  • SIMON K, SZYMANSKI S. Soccernomics - Por que a Inglaterra Perde, a Alemanha e o Brasil Ganham, e os Estados Unidos... São Paulo: Tinta Negra, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GREENHALGH T. Como Ler Artigos Científicos: Fundamentos da Medicina Baseada em Evidências. 4a ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013.
  • MARCONI MA; LAKATOS EV. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 7ª edição. 2010.
  • MOLINA NETO, V; TRIVIÑOS, ANS (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, Sulina, 2010.
  • DEMO. P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados: 1987.
  • DEMO. P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados: 1987.
  • DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
  • VIVEIROS L; MOREIRA A; BISHOP D; AOKI MS. Ciência do Esporte no Brasil: reflexões sobre o desenvolvimento das pesquisas, o cenário atual e as perspectivas futuras. Rev Bras Educ Fís Esporte, 29(1):163-175, 2015.

Página gerada em 28/03/2024 13:45:19 (consulta levou 0.176013s)