Nome da Atividade
RITMO E MOVIMENTO
CÓDIGO
13370052
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A importância do ritmo associado ao movimento como fonte de domínio corporal, entrosamento rítmico, espacial e musical, variando formas e estilos através de jogos e da utilização e construção de materiais diversos.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Estudar a importância do ritmo e do movimento para a Educação Física, assim como suas diferentes formas de intervenção em nossa atuação profissional.
b) Compreender o ritmo e o movimento como fontes de domínio corporal, entrosamento rítmico, espacial e musical, variando sua aplicabilidade através de jogos, como também, através da construção e da utilização de materiais diversos.
c) Explorar as atividades rítmicas e expressivas em suas diversas formas, abordando ritmos e movimentos da cultura africana e indígena.
d) Conhecer os compassos, diversificando formas e estilos através de exercícios teórico-práticos.
e) Compreender a ginástica rítmica popular como possibilidade de conteúdo criativo.
f) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

- A Educação Física e as atividades rítmicas e expressivas;
- Brincadeiras cantadas e Jogos rítmicos;
- Estudo do movimento, movimento e ritmo, movimento e música, movimento e corpo, movimento com e sem deslocamento;
- Mapa Coreográfico;
- Relógio Rítmico;
- Compassos Binários, ternários e quaternários;
- Ritmos das culturas africana e indígena;
- Criação e utilização de diferentes materiais para trabalho corporal rítmico;
- A ginástica rítmica popular como conteúdo criativo nas aulas de educação física;
- Práticas Pedagógicas em Ritmo e Movimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARTAXO, I; MONTEIRO, G.A. Ritmo e Movimento: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2007.
  • HASS, A.N.; GARCIA A. Expressão Corporal: Aspectos gerais, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
  • GAIO, R. Ginástica Rítmica Popular: uma proposta educacional. 2ª. ed. Fontoura, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ADEMIR DE MARCO. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. 3ªed.Campinas: Papirus, 2010, v.,p. NEGRINE, Airton. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.
  • BENVINA P. Sons e rituais sagrados. A experiência indígena. In: TUGNY R.P., QUEIROZ R.C. Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Física. Parâmetros curriculares Nacionais. Educação Física. MEC, 1998.
  • GAIO, R. C. ; PORTO, E . Educação Física e Pedagogia do Movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: KLINTA, Cia. Autoconfiança, comunicação e alegria do movimento através dos movimentos. Sherbone – Relation Play. São Jose dos Campos: Univap, 2001.
  • SANTOS, E.V.N.; LOURENÇO, M.R.A.; GAIO, R.C.. Composição Coreográfica em Ginástica Rítmica: o diálogo entre o compreender e o fazer. Jundiaí: Fontoura, 2010.

Página gerada em 30/12/2024 14:50:22 (consulta levou 0.119172s)