Nome da Atividade
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370058
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Procedimentos de ensino em Educação Física e a interação didática entre objetivos, planejamento, conteúdos, competências e processos avaliativos Técnicas, métodos e estilos de ensino. Análise do ensino de Educação Física no cotidiano.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar pensamento crítico, habilidades e competências para lecionar na Educação Física não-escolar. Capacitar didaticamente acadêmicos para desenvolver processos de ensino-aprendizagem, considerando a interação entre objetivos, planejamentos, conteúdos e avaliação. Analisar e compreender criticamente os procedimentos de ensino no cotidiano da Educação Física.Conteúdo Programático
- Objeto de estudo e intervenção da Educação Física;
- Introdução à pedagogia e aos fundamentos de didática geral: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e processos avaliativos;
- O sucesso pedagógico e os "bons professores”/treinadores de Educação Física;
-Tipos de aulas de Educação Física, práticas pedagógicas, valores, competências e habilidades de ensino;
- Métodos de ensino, técnicas de ensino e estilos de ensino.
- Planejamentos e planos sequenciais de aulas.
- Introdução à pedagogia e aos fundamentos de didática geral: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e processos avaliativos;
- O sucesso pedagógico e os "bons professores”/treinadores de Educação Física;
-Tipos de aulas de Educação Física, práticas pedagógicas, valores, competências e habilidades de ensino;
- Métodos de ensino, técnicas de ensino e estilos de ensino.
- Planejamentos e planos sequenciais de aulas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARREIRO da COSTA, F. Formação de professores; objectivos, conteúdos e estratégias. In: CARREIRO da COSTA, F. et alii. Formação de professores em Educação Física: concepções, investigação, prática. Lisboa, FMH, 1996.
- PIÉRON, M. Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona, INDE, 1999.
- MOSSTON, M. & ASHWORTH, S. The spectrum of teaching styles: from command to discovery. New York, Longman, 1990.
Bibliografia Complementar:
- LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo. Cortez, 1999.
- PEREIRA, F. M. Dialética da cultura física: introdução à critica da Educação Física, do esporte e da recreação. São Paulo, Ícone, 1988.
- SCHEMPP, P. G. La naturaleza del conocimiento en la pedagogía del deporte. Revista Educación Física. Edición extra, 52 e 53, 37-44. 1994.
- PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.