Nome da Disciplina
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1
CÓDIGO
13370060
Carga Horária
170 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
170
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
119
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
51
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O Estágio Supervisionado é uma disciplina curricular do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPel oferecida nos modos I, II e III. Pautada em pressupostos sócio-histórico-cultural — Transversalidade, Multiplicidade, Rede, Autonomia Relativa, Avaliação permanente e compartilhada, Diversidade, Flexibilidade, Experimentação, Processo, Registro, Arquivo, Articulação ensino, pesquisa e extensão — a disciplina aponta como práticas prioritárias os esportes, a dança, as lutas, a ginástica, a musculação. O estagiário cumpre horas em reuniões conjuntas de orientação focadas em ações que implicam observações orientadas, elaboração de diagnóstico, Plano de trabalho, relatórios parcial e final, organização de eventos, debates do mercado de trabalho, entre outras. Também há horas destinadas para atuação do discente em unidades concedentes, sob supervisão de um profissional da área e do local — instituições e espaços formais e informais, que oportunizam a prática de exercícios e atividades físicas, nas perspectivas do trabalho, do lazer, da recreação, do condicionamento físico, do rendimento atlético, da estética, da iniciação esportiva, da reabilitação e/ou da prevenção da saúde, da reeducação motora, da educação especial, da gestão empreendedora, da organização e promoção de eventos, e outras.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Experimentar “in loco” a prática profissional bem como aprender a observar, diagnosticar, planejar, avaliar, relatar e analisar o campo de trabalho onde está inserido com ferramentas de análise construídas na formação.
- Proporcionar condições de elaboração prática de programas de trabalho, diagnósticos, relatórios onde o estudante possa comparar os conhecimentos adquiridos nas suas mais diversas formas.
- Propiciar aos estudantes espaços de discussão do mercado de trabalho para o graduado na perspectiva das ofertas e condições de trabalho, assistência social, regulamentação da profissão, etc.
- Proporcionar ao estudante um espaço de formação onde ele estará recebendo orientação e supervisão de profissionais diferenciados bem como sendo avaliado e avaliando ao mesmo tempo a sua atuação e as condições concretas para a mesma.

Conteúdo Programático

Gerais: Definições legais (estágio, formação profissional, supervisão e orientação, condições das partes envolvidas), mercado de trabalho, regulamentação da profissão, legislação, diagnóstico, planejamento, relatório, aspectos sócio-histórico-culturais da formação profissional. Específicos do ECPS I: Caracterização geral do Estágio Profissional: Estágio Profissional na UFPel; diferenciações estágio obrigatório e não-obrigatório; especificidades do ECPS da ESEF/UFPel. Aspectos legais do ECPS: documentação obrigatória; Lei do Estágio (09/2008). Modo de funcionamento do ECPS; encaminhamentos práticos. Práticas de observação e diagnósticos do Mercado de Trabalho.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 Educação Física (Bacharelado)

Página gerada em 24/06/2019 22:48:05 (consulta levou 0.125262s)