Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO ESPORTE
CÓDIGO
13370073
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O esporte enquanto fenômeno plural. Diferentes abordagens metodológicas de ensino do esporte. Iniciação esportiva.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Propiciar capacidade crítica sobre o Esporte enquanto fenômeno cultural, sócio-hitórico e pedagógico.b) Propiciar aos alunos o conhecimento teórico e prático dos principais métodos de ensino do esporte, com ênfase à iniciação esportiva.
c) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I - Introdução aos estudos do esporte
- O esporte e sua pluralidade de significados
- O esporte na escola
Unidade II - Iniciação esportiva
- Aspectos motores, físicos, cognitivos e emocionais
- A estrutura temporal na formação do desportista
- Métodos de ensino no esporte Unidade III - Práticas pedagógicas em pedagogia do esporte no âmbito da escola.
- O esporte e sua pluralidade de significados
- O esporte na escola
Unidade II - Iniciação esportiva
- Aspectos motores, físicos, cognitivos e emocionais
- A estrutura temporal na formação do desportista
- Métodos de ensino no esporte Unidade III - Práticas pedagógicas em pedagogia do esporte no âmbito da escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GAYA, A; MARQUES, A; TANI, G (org). Deporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 607p. (BEF)
- GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
- SCALIA, A; REVERDITO, RS, pedagogia do esporte jogos de invasão. São Paulo: Phorte Editora, 2009.
Bibliografia Complementar:
- BENTO, J., GARCIA, R.E GRAÇA, A . Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
- DAOLIO, J. ¨Jogos esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer¨. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasilia, v 10 n. 4, p. 99-103,2002
- GRAÇA, A. ¨Os comos e os quandos no ensino dos jogos desportivos coletivos¨
- GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal II: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
- SCAGLIA, A; REVERDITO, RS; MONTAGNER, PC. Pedagogia do esporte – Aspectos Conceituais da Competição e Estudo Aplicados. São Paulo, 2013.