Nome da Atividade
APRENDIZAGEM MOTORA
CÓDIGO
13370086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar o processo de aprendizagem motora do ser humano e os fatores que o afetam, com enfoque na teoria de processamento de informações.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Proporcionar ao aluno oportunidades para adquirir uma visão abrangente e coerente da fundamentação teórica básica sobre aprendizagem motora.Conteúdo Programático
Unidade I - Introdução à aprendizagem e à performance motora
- Caracterização da área de estudo
- Habilidades motoras, diferenças entre performance e aprendizagem;Unidade II - Princípios da performance humana
- Processando informação e tomando decisões
- Produção do movimento e programas motores
- Memória, estágios e avaliação da aprendizagem motora
Unidade III - Princípios da aprendizagem de habilidades motoras
- Preparando para a experiência de aprendizagem
- Suplementado a experiência de aprendizagem
- Estruturando a experiência de aprendizagem
- Fornecendo feedback durante a experiência de aprendizagem
Unidade IV – Práticas pedagógicas em aprendizagem motora
- Organização da prática
- Foco de atenção
- Instrução, demonstração, observação
- Fatores sócio-cognitivo-afetivos
- Caracterização da área de estudo
- Habilidades motoras, diferenças entre performance e aprendizagem;Unidade II - Princípios da performance humana
- Processando informação e tomando decisões
- Produção do movimento e programas motores
- Memória, estágios e avaliação da aprendizagem motora
Unidade III - Princípios da aprendizagem de habilidades motoras
- Preparando para a experiência de aprendizagem
- Suplementado a experiência de aprendizagem
- Estruturando a experiência de aprendizagem
- Fornecendo feedback durante a experiência de aprendizagem
Unidade IV – Práticas pedagógicas em aprendizagem motora
- Organização da prática
- Foco de atenção
- Instrução, demonstração, observação
- Fatores sócio-cognitivo-afetivos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Schmidt, R. A., Wrisberg, C. A. Aprendizagem e performance motora: Uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
- Magill, R. A. Aprendizagem motora: Conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.
- Tani, G. Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.
Bibliografia Complementar:
- Tani, G., Meira Jr., C.M., Ugrinowitsch, H., Benda, R., Chiviacowsky, S., Corrêa, U. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista da Educação Física, 21, 329, 380, 2010.
- Catuzzo, M.T.; Tani, G. Estudo da aprendizagem motora: uma pequena síntese histórica e algumas perspectivas para o seu desenvolvimento. Em: M.T. Catuzzo & G. Tani, Leituras em biodinâmica e comportamento motor: conceitos e aplicações. Pernambuco, EDUPE, 2009.
- Tani, G. Aprendizagem Motora: tendências, perspectivas e problemas de investigação. Em: Go Tani (Ed.). Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan: 2005.
- Wulf, G., Shea, C., & Lewthwaite, R. Motor skill learning and performance: a review of influential factors. Medical education, 44(1), 75-84, 2010.
- Lewthwaite, R; Wulf, G. Motor learning through a motivational lens. Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice, 2010.