Nome da Atividade
ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA
CÓDIGO
13370087
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução ao estudo das atividades lúdicas e recreativas, discussão sobre o fenômeno da ludicidade na modernidade, a adequação de atividades recreativas e de lazer na escola e a presença de jogos de origem indígena e africana como conteúdos da educação física na escola.
Objetivos
Objetivo Geral:
Ministrar conhecimentos e oportunizar a vivência de experiências no âmbito das práticas sociais compreendidas pela esfera do jogo, em suas dimensões lúdicas e esportivas, de maneira a permitir que o futuro licenciado em Educação Física construa as aptidões necessárias – conhecimentos, saberes e competências técnicas e sociais – para atuar no meio social e, em especial, nos meios escolares, com vistas a sua transformação e de acordo com as necessidades geradas pelas condições sociais de existência da coletividade;Conteúdo Programático
Unidade I - Introdução ao estudo das atividades lúdicas no ambiente escolar:
- Sociedade, escola e Educação Física: algumas notas introdutórias para se entender a inserção do “lúdico” no ambiente escolar;
- Diferentes abordagens do fenômeno lúdico;
- Políticas para a infância e o direito ao jogo.
- A contribuição da cultura africana e indígena à cultura lúdica.
Unidade II - A recreação e o lazer no âmbito escolar: o jogo como conteúdo da Educação Física
- Importância do jogo para o desenvolvimento infantil;
- Evolução do jogo e a classificação dos jogos;
- As possibilidades de utilização do jogo na educação escolar;
- A cultura lúdica: jogos tradicionais infantis, jogos esportivos;
- O espaço do jogo na educação escolar.
- O jogo nas concepções da Educação Física escolar.
- Os jogos de identidade nacional e de diferentes etnias: indígenas e afro-brasileira.
Unidade III - O jogo na prática pedagógica do professor de Educação Física
- O jogo o ensino fundamental;
- O jogo no ensino médio
Unidade IV - O Planejamento do jogo na escola
- O jogo no Projeto Político-pedagógico da Escola
- O jogo no Plano de Ensino do Professor
- O jogo no Plano de Aula do Professor
UNIDADE V - Práticas Pedagógicas no âmbito das atividades lúdicas
- Observações de aulas de educação física na escola de educação básica;
- Análise de PPP da escola e a inserção do jogo nas atividades de educação física;
- Descrição de procedimentos metodológicos, de avaliação e de organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física.
- Sociedade, escola e Educação Física: algumas notas introdutórias para se entender a inserção do “lúdico” no ambiente escolar;
- Diferentes abordagens do fenômeno lúdico;
- Políticas para a infância e o direito ao jogo.
- A contribuição da cultura africana e indígena à cultura lúdica.
Unidade II - A recreação e o lazer no âmbito escolar: o jogo como conteúdo da Educação Física
- Importância do jogo para o desenvolvimento infantil;
- Evolução do jogo e a classificação dos jogos;
- As possibilidades de utilização do jogo na educação escolar;
- A cultura lúdica: jogos tradicionais infantis, jogos esportivos;
- O espaço do jogo na educação escolar.
- O jogo nas concepções da Educação Física escolar.
- Os jogos de identidade nacional e de diferentes etnias: indígenas e afro-brasileira.
Unidade III - O jogo na prática pedagógica do professor de Educação Física
- O jogo o ensino fundamental;
- O jogo no ensino médio
Unidade IV - O Planejamento do jogo na escola
- O jogo no Projeto Político-pedagógico da Escola
- O jogo no Plano de Ensino do Professor
- O jogo no Plano de Aula do Professor
UNIDADE V - Práticas Pedagógicas no âmbito das atividades lúdicas
- Observações de aulas de educação física na escola de educação básica;
- Análise de PPP da escola e a inserção do jogo nas atividades de educação física;
- Descrição de procedimentos metodológicos, de avaliação e de organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBERTI. H. & ROTHENBERG, L. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro, ao livro Técnico, 1984.
- CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Cotovia, Lisboa, 1990.
- HUINZINGA, J. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 1996
Bibliografia Complementar:
- PEREIRA JÚNIOR, C. C. Peteca: esporte ou recreação. Ouro Preto, INDESP, 1986.
- KISCHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: o jogo a criança e a educação. Petrópolis, Vozes, 1993.
- CHATEAU, J, O jogo e a criança. São Paulo, Summus, 1987.
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia da Educação Física. São Paulo, Autores Associados, 1992.
- DIETRICH, K.; DÜRRWACHTER, G. & SCHALLER, H-J. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro, ao Livro Técnico, 1984.