Nome da Atividade
CINEANTROPOMETRIA
CÓDIGO
13370089
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos antropométricos, morfológicas e funcionais-motoras; avaliação e prescrição de programas de exercícios físicos; somatótipo, composição corporal, parâmetros cineantropométricos, saúde e qualidade de vida.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Conhecer os princípios e objetivos das medidas e avaliação em Educação Física.b) Utilizar parâmetros antropométricos e morfológicos para prescrição de exercícios físicos.
c) Utilizar as técnicas e instrumentos de avaliação antropométrica e de composição corporal.
d) Aplicar os procedimentos estatísticos para criação de parâmetros físicos e motores.
e) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I - Antropometria e morfologia corporal
- Medidas biométricas e somáticas;
- Estudo biométrico do crescimento;
- Principais índices antropométricos.
Unidade II - Generalidades das medidas e avaliação
- Definição de teste, medida e avaliação;
- Objetivos, tipos e princípios de medidas e avaliação;
- Medidas antropométricas e composição corporal;
Unidade III – Técnica e Instrumentos de avaliação
- Observação, Inquirição e Testagem;
- Bateria de testes de aptidão física
Unidade IV - Aplicação dos testes
- Princípios metodológicos e procedimentos na execução de um teste;
- Problemas especiais na execução de testes;
- Principais aspectos sobre o desenvolvimento e construção de testes.
Unidade V - Procedimentos estatísticos para criação de parâmetros
- Média aritmética e desvio padrão;
- Técnicas para a construção de parâmetros e sua construção.
Unidade VI – Práticas pedagógicas com medidas e parâmetros cineantropométricos
- Medidas biométricas e somáticas;
- Estudo biométrico do crescimento;
- Principais índices antropométricos.
Unidade II - Generalidades das medidas e avaliação
- Definição de teste, medida e avaliação;
- Objetivos, tipos e princípios de medidas e avaliação;
- Medidas antropométricas e composição corporal;
Unidade III – Técnica e Instrumentos de avaliação
- Observação, Inquirição e Testagem;
- Bateria de testes de aptidão física
Unidade IV - Aplicação dos testes
- Princípios metodológicos e procedimentos na execução de um teste;
- Problemas especiais na execução de testes;
- Principais aspectos sobre o desenvolvimento e construção de testes.
Unidade V - Procedimentos estatísticos para criação de parâmetros
- Média aritmética e desvio padrão;
- Técnicas para a construção de parâmetros e sua construção.
Unidade VI – Práticas pedagógicas com medidas e parâmetros cineantropométricos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Manual prático para avaliação em educação física. Barueri, Manole, 2006
- NUNES, V.G.S.; CAMPOS, A.L.P. Manual prático para medir e avaliar em educação física. Pelotas, Editora e Gráfica Universitária/UFPel, 2010.
- NUNES, V.G.S. Bioestatística aplicada a Educação Física. Bagé: URCAMP, 1998
Bibliografia Complementar:
- ALDUINO, Z. Treinamento físico: terminologia. 2ª ed., Canoas: Ed. ULBRA, 2005.
- GUEDES, D.P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo_ CLR Balieiro, 1997.
- HEYWARD, V.H. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: Manole, 2000.
- HEYWARD, V.H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. 4ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.
- THOMAS, J.R. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª ed., Porto Alegre: 2002.