Nome da Atividade
DANÇA ESCOLAR
CÓDIGO
13370091
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Técnicas de expressão corporal e dança criativa. Dança: conceitos e características, estrutura de aula de dança nos diferentes estilos. Evolução Histórica da Dança. O Ballet clássico, moderno, contemporâneo, Jazz, afro-brasileira, sapateado americano e irlandês. Cenografia, iluminação e figurino. A Dança na América. A Dança e a Educação Física. O professor de Dança. Reflexões sobre as leis que regulamentam a profissionalização da Dança e da Educação Física. A LDB (1996/98). Dança e a universidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Propor experiências de aprendizagem que propiciem ao aluno adquirir conhecimentos dos princípios teóricos e práticos do movimento corporal, aplicados a dança, e capacitar-se para sua execução e aplicação no âmbito escolar.
b) Proporcionar embasamento teórico-prático necessário para a aplicabilidade da dança em diferentes meios sociais.
c) Propor vivências para aprendizagem de movimentos direcionados aos diferentes estilos de dança, bem como seus processos pedagógicos.
d) Promover debates e estudos sobre a dança no ambiente escolar;
e) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

- A Dança: conceitos e características, aspectos históricos, tipos de Dança, estrutura de aula de Dança, reflexões sobre a Dança na América;
- O Ballet clássico;
- A Dança moderna e contemporânea;
- A Dança Jazz;
- O sapateado americano e o irlandês;
- A Dança afro-brasileira;
- A Dança indígena;
- Evolução histórica e princípios teóricos e práticos do movimento corporal aplicados aos estilos citados;
- A expressão corporal: aspectos gerais, técnicas e a Dança criativa;
- Danças folclóricas e de salão;
- A Dança e a Educação Física: reflexões sobre a aplicabilidade da - Dança no meio formal e informal;
- Reflexões sobre as leis que regulamentam a Dança e a Educação Física;
- Cenografia e Iluminação.
- Práticas pedagógicas em dança escolar

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GARAUDY. R. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
  • MARQUES, I. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2001.
  • ____. Ensino da Dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • CHALLENGUIER, C. A Expressão Corporal: método e prática. Rio de Janeiro. Entre Livros Cultural, 1987.
  • CHAW, B. Primeiros passos em Ballet. Barcelona: Paramon. 1995.
  • DEBBIE, M. Dança moderna. Barcelona: Paramon. 1984.
  • FERREIIRA, S. O ensino das Artes: construindo caminhos. Campinas. Papirus, 2001.
  • FAHLBUSH, H. Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro, Sprint, 1990.

Página gerada em 30/12/2024 15:00:50 (consulta levou 0.117688s)