Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO HUMANO E MOTOR
CÓDIGO
13370092
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Epistemologia do Desenvolvimento Humano. Teorias e modelos do Desenvolvimento Humano. Estudar o processo de Desenvolvimento Motor do ser humano, com enfoque na teoria de processamento de informações.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Conhecer os modelos e a teorias para o Desenvolvimento Humano.b) Fazer análises de diferentes paradigmas do Desenvolvimento Humano.
c) Construir modelos para a prática de atividades em diferentes fases do desenvolvimento.
d) Proporcionar ao aluno oportunidades para adquirir uma visão abrangente e coerente do processo de Desenvolvimento Motor humano, através da análise das teorias e pesquisas da área.
e) Planejamento e execução de aulas práticas e teóricas para crianças e adolescentes com ênfase nas Habilidades Motoras Básicas.
f) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I- Epistemologia do Desenvolvimento Humano: fundamentos teóricos; Estudo dos modelos sobre o Desenvolvimento Humano; Reflexão sobre os modelos teóricos e a prática na Educação Física;
Unidade II-Desenvolvimento motor como área de estudo do movimento humano; Conceitos fundamentais, modelos de pesquisa e perspectivas teóricas.
Unidade III-Fases do Desenvolvimento Motor: Fase dos movimentos reflexos e espontâneos; Fase dos movimentos rudimentares; Fase dos movimentos fundamentais; Fase dos movimentos especializados;
Unidade IV- Crescimento físico, maturação e envelhecimento; Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas corporais; Interações entre restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa; Desenvolvimento do sistema sensorial e perceptomotor;
Unidade V- Aptidão física ao longo da vida.
Unidade VI - Prática Pedagógicas em desenvolvimento motor.
Unidade II-Desenvolvimento motor como área de estudo do movimento humano; Conceitos fundamentais, modelos de pesquisa e perspectivas teóricas.
Unidade III-Fases do Desenvolvimento Motor: Fase dos movimentos reflexos e espontâneos; Fase dos movimentos rudimentares; Fase dos movimentos fundamentais; Fase dos movimentos especializados;
Unidade IV- Crescimento físico, maturação e envelhecimento; Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas corporais; Interações entre restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa; Desenvolvimento do sistema sensorial e perceptomotor;
Unidade V- Aptidão física ao longo da vida.
Unidade VI - Prática Pedagógicas em desenvolvimento motor.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GALLAHUE, D. & OZMUN, J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
- HAYWOOD, K. & GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 5ª ed. São Paulo: ArtMed. 2009.
- BRONFENBRENNER, U. A Ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
Bibliografia Complementar:
- DE ROSE Jr.,D., RÉ, A.H.N. et al. Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
- KREBS, R. J. Tópicos em Desenvolvimento Motor na infância e adolescência. Rio de Janeiro: LECSU, 2007.
- MAZO, LOPES, BENEDETTI. Atividade Física e Idoso: Concepção Gerontológica. 2ªed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
- PAYNE, V. G.. Desenvolvimento Motor humano: uma abordagem vitalícia. 6ª ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2007.