Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
CÓDIGO
13370093
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecer os aspectos relacionados ao processo inclusivo na escola. Caracterização da pessoa com deficiência, introdução à educação física adaptada, integração da pessoa com deficiência na sociedade. Aspectos metodológicos educação física adaptada.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreendendo a necessidade da atividade física na vida das pessoas com deficiência;
b) Identificar as necessidades das pessoas com deficiências em seus aspectos físicos, sociais e educacionais;
c) Discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel do futuro profissional de Educação Física junto às pessoas com deficiências;
d) Planejar e ministrar atividades para pessoas com deficiências;
e) Discutir e vivenciar o esporte adaptado;
f) Caracterizar os tipos de deficiências;
g) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I - Inclusão da pessoa com deficiência na escola.
- Deficiência; o que é, quantas são e quais os tipos de deficiência?
- Deficiente e a sociedade
- Educação Física adaptada: o que é? Como trabalhar? Como adaptar? Participação de crianças e jovens com deficiência nas aulas de EF escolar
Unidade II - Atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida: aspectos individuais, culturais e ambientais.
- Benefícios da atividade física adaptada (esportivas, aquáticas, recreativas, dança e lazer);
- Planejamento e avaliação das atividades;
- Atividades físicas da vida diária (ADLs e IADLs) e seu impacto na Educação Física escolar;
- Esporte adaptado;
- Avaliações físicas;
- Atividade física e jogos esportivos, mudança dos paradigmas;
- Futuro da Educação Física adaptada.
Unidade III – Práticas Pedagógicas no âmbito da Educação Física adaptada

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
  • CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.
  • PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • PEDRINELLI, V.J. et al. Educção Física e desporto para pessoa portadora de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/DN, 1994.
  • WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? in: COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.

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