Nome da Atividade
PROCEDIMENTOS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370100
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Procedimentos de ensino em Educação Física e a interação didática entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. O processo de ensino-aprendizagem por competências. Técnicas, métodos e estilos de ensino. Análise do ensino da Educação Física escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Proporcionar pensamento crítico, habilidades e competências para lecionar na Educação Física.b) Capacitar didaticamente acadêmicos para desenvolver processos de ensino-aprendizagem, considerando a interação entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação.
c) Analisar e compreender criticamente os procedimentos de ensino nas aulas de educação física escolar.
d) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
- Introdução à pedagogia e aos fundamentos da didática
- Organização de objetivos, conteúdos, métodos e processos avaliativos;
- Procedimentos de ensino e o ensino por Competências
- O sucesso pedagógico, o ensino reflexivo e os "bons professores” de Educação Física;
- Práticas pedagógicas em Educação Física escolar
- Organização de objetivos, conteúdos, métodos e processos avaliativos;
- Procedimentos de ensino e o ensino por Competências
- O sucesso pedagógico, o ensino reflexivo e os "bons professores” de Educação Física;
- Práticas pedagógicas em Educação Física escolar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARREIRO da COSTA, F. Formação de professores; objectivos, conteúdos e estratégias. In: CARREIRO da COSTA, F. et alii. Formação de professores em Educação Física: concepções, investigação, prática. Lisboa, FMH, 1996.
- PIÉRON, M. Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona, INDE, 1999.
- MOSSTON, M. & ASHWORTH, S. The spectrum of teaching styles: from command to discovery. New York, Longman, 1990.
Bibliografia Complementar:
- LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo. Cortez, 1999.
- PEREIRA, F. M. Dialética da cultura física: introdução à critica da Educação Física, do esporte e da recreação. São Paulo, Ícone, 1988.
- SCHEMPP, P. G. La naturaleza del conocimiento en la pedagogía del deporte. Revista Educación Física. Edición extra, 52 e 53, 37-44. 1994.
- PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.