Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370102
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
História e constituição da profissão docente. Identidade docente. Formação docente: saberes e competências necessárias ao exercício da docência e norteadores da prática pedagógica. Ciclos da vida profissional.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Compreender as relações entre o mundo do trabalho, educação e educação física;b) Compreender as relações entre teoria e prática no campo da educação física e possibilidades superadoras no âmbito da escola pública;
c) Analisar criticamente a organização do trabalho pedagógico em geral e da educação física em particular;
d) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
- Mundo do trabalho e educação escolar
- Trabalho docente da educação física escolar
- Organização do trabalho pedagógico na escola
- Relação entre teoria e prática pedagógica
- Formação do professorado de educação física para escola
- Prática pedagógicas em educação física escolar
- Trabalho docente da educação física escolar
- Organização do trabalho pedagógico na escola
- Relação entre teoria e prática pedagógica
- Formação do professorado de educação física para escola
- Prática pedagógicas em educação física escolar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1999. SAVIANI, Dermeval. Escolas e democracia. Campinas: Autores Associados 1993.
Bibliografia Complementar:
- CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 2ed. São Paulo: Papirus, 1991. DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 252p (BCS) FREIRE, Paulo. Pedagógia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra 2002. PISTRAK, Moiseh Fundamento da Escola do Trabalho. São Paulo; xpressão Popular 1983.