Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
13370103
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
5
Ementa
Planejamento em Educação Física até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Observar e analisar aulas de Educação Física escolar até o 5º ano do ensino fundamental;b) Compreender e elaborar um planejamento, organizando o trabalho docente de uma turma de Educação Física até o 5º ano do ensino fundamental.
Conteúdo Programático
- Escolas da Rede Municipal de Ensino: Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, contextualização da Educação Física até o 5º ano do ensino fundamental.
- Planejamento: objetivos, conteúdos, metodologia e processo de avaliação. O ensino por competências.
- Organização do trabalho docente na Educação Física escolar, até o 5º ano do ensino fundamental.
- Planejamento: objetivos, conteúdos, metodologia e processo de avaliação. O ensino por competências.
- Organização do trabalho docente na Educação Física escolar, até o 5º ano do ensino fundamental.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997.
- LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999.
- PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2004.
Bibliografia Complementar:
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez , 1993.
- FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1991.
- FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1991.
- KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
- LE BOUCH, J.A. Educação Psicomotora. A psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.