Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO V
CÓDIGO
13370107
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
5

Ementa

Educação Física no ensino médio: fundamentos legislativos e pedagógicos. Projetos político-pedagógicos escolares, planejamentos, objetivos, conteúdos, competências, procedimentos de ensino, processos avaliativos e recursos materiais para as práticas pedagógicas da Educação Física no ensino médio. A Educação Física no cotidiano: procedimentos de ensino, o projetado e o realizado.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Propiciar contatos pedagógicos e experiências docentes com a realidade da Educação Física no ensino médio.
b) Aprofundar nas capacidades criticas sobre a Educação Física como disciplina escolar, inter-relacionada com elementos legais, antropológicos, sócio-culturais, e político-econômicos.
c) Possibilitar conhecimento, competências e habilidades didático-pedagógicas necessárias para formulação de objetivos, planejamento, ensino, avaliação e utilização de recursos materiais na Educação Física escolar do ensino médio.
d) Capacitar para lecionar Educação Física no ensino médio, desenvolvendo aulas com a utilização de diferentes concepções didático-pedagógicas, técnicas, métodos e estilos de ensino.

Conteúdo Programático

1ª Unidade:
Educação e Educação Física no ensino médio: o ser humano, a cultura e a escola. Educação Física no ensino médio: projeções e realidades escolares, orientações legais, necessidades, projetos político-pedagógicos.
2ª Unidade:
Metas educacionais, planejamentos, objetivos, competências, avaliações, recursos materiais e instalações. Procedimentos de ensino para aulas no cotidiano de Educação Física no ensino médio.
3ª Unidade:
Proposições de intervenções, planos de curso e planos de aula. Acompanhamento de aulas de Educação Física no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília/MEC, 1999.
  • PEREIRA, F. M. O cotidiano escolar e a Educação Física Necessária. Pelotas, Universitária, 1994.
  • VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na Zona Sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. Pelotas, ESEF/UFPel, 2009. Dissertação de Mestrado em Educação Física.

Bibliografia Complementar:

  • COLL, C & MARTIN, E. Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto Alegre, Artmed, 2004.
  • ___ PEREIRA, F. M. Nível médio de ensino: aulas de Educação Física como espaço de concretização pedagógica no cotidiano escolar. Revista Pensar a Prática. v 1, nº 1/2, pp. 136-155, 1999.
  • PERRENOUD, P. & THURLIER, M. G. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre, Artmed, 2002.
  • PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2004.
  • SCHULDHEISZ, J. M. & VAN DER MARS, H. Active supervision and students physical activity in middle school Physical Education. Journal of Teaching in Physical Education. 21, 1, 75-90, 2001.

Página gerada em 21/11/2024 05:47:30 (consulta levou 0.132727s)