Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO
10900094
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Atividades práticas relacionadas ao ensino de História que permitam ao aluno aperfeiçoar procedimentos a serem aplicados em aulas e outras atividades escolares dessa disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver no aluno competência didático-pedagógica para o ensino escolar de História.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. PADRÓS, Enrique S. & outros (org.). Ensino de História – formação de professores e cotidiano escolar. PORTO Alegre: EST, 2002. ZARTH, Paulo Afonso (org.). Ensino de História e Educação. Ijuí: Ed. Unijuí/ANPUHRS, 2004. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. Práticas de leitura em livros didáticos. In: Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 1, jan-jun 1996, p. 89-110.  (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª-4ª) – vol. 5: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.  Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): História. Brasília, MEC, 1998.  Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): Introdução. Brasília, MEC, 1998. CABRINI, Conceição & outras. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986. CADERNOS CEDES, nº 67: Ensino de História: novos horizontes. Campinas: CEDES/Unicamp, set/dez 2005. GRINBERG, Keila et all. Oficinas de História – projeto curricular de Ciências Sociais e de História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. MARFAN, Marilda Almeida (org.). O ensino de História e Geografia no contexto do Mercosul. Brasília: SEF/MEC, 1997. MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. PERES, Sebastião. Ensinar História hoje: para quê? (Trabalho apresentado na VIII Jornada de Ensino de História e Educação, GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, em 2002).

Página gerada em 21/11/2024 05:32:40 (consulta levou 0.115508s)