Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. FUNDAMENTAL I
CÓDIGO
10900096
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
102
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
102
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver com os alunos competências didático-pedagógicas para oensino escolar de História no Ensino Fundamental.
Conteúdo Programático
O estagiário deverá assumir, pelo tempo e nas condições que sejam
estabelecidas pelas Normas de Estágio, a efetiva regência da classe ou
classes em que esteja desenvolvendo as atividades de estágio. Essa prática
de ensino de História deverá ser acompanhada, pelo orientador do estágio na
escola, de forma integral e presencial, e, nas condições que sejam definidas
pelas Normas de Estágio, pelo professor responsável, junto ao Curso de
Licenciatura em História, pelas disciplinas de Estágio Supervisionado.
estabelecidas pelas Normas de Estágio, a efetiva regência da classe ou
classes em que esteja desenvolvendo as atividades de estágio. Essa prática
de ensino de História deverá ser acompanhada, pelo orientador do estágio na
escola, de forma integral e presencial, e, nas condições que sejam definidas
pelas Normas de Estágio, pelo professor responsável, junto ao Curso de
Licenciatura em História, pelas disciplinas de Estágio Supervisionado.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BITTENCOURT, Circe M. F. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): História. Brasília, MEC, 1998. ¾¾¾¾¾ Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): Introdução. Brasília, MEC, 1998. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.