Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. MÉDIO II
CÓDIGO
10900099
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
102
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
102
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a experiência de regência de classe realizada pelos/as discentes na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, problematizando diferentes aspectos da prática pedagógica.

Conteúdo Programático

O programa da disciplina abrange a finalização das atividades na escola, o relato e a análise das experiências desenvolvidas ao longo do estágio supervisionado, bem como a discussão sobre os diferentes aspectos que envolvem o ensino de História no Ensino Médio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. HOFFMANN, Jussara. O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia. IN: HOFFMANN, Jussara et al (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 53-66. PINSKI, Carla Bassanezi (org.) Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Editora Contexto, 2009. RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio ao longo do século XX: um projeto inacabado. IN: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. RIBEIRO, Claudio Gomes (coord.). Temas de Ensino Médio: Formação. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2006. SCHÄFFER, Neiva Otero. Na avaliação das aprendizagens, a avaliação do professor e da escola. Versão prévia a revisão para a publicação, como artigo, na obra Teoria e Fazeres na Escola em Mudança, organizada por Filipouski, A. M. e outros pela Editora da Universidade, em 2005. SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. SEFFNER, Fernando; et all. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do Ensino Médio. Estudos INEP, volume 95, número 239, jan/abr. 2014. p. 152-174

Bibliografia Complementar:

  • CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. PADRÓS, Enrique S. & outros (org.). Ensino de História – formação de professores e cotidiano escolar. PORTO Alegre: EST, 2002.

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