Nome da Disciplina
CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA
CÓDIGO
19610017
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos e definições: clima e tempo. Meteorologia e Climatologia. Transferência meridional de energia na Terra e a formação da circulação geral da atmosfera. As massas de ar atuantes no Brasil. Interpretação de fenômenos atmosféricos: tipos de massas de ar, frentes atuantes, vigor, duração e intensidade das massas de ar na retaguarda de frentes polares. Fundamentos e conceitos de física ambiental na atmosfera. Os elementos do clima e os fatores geográficos de modificação das condições do tempo. Os elementos do clima e os fatores geográficos de modificação das condições iniciais do clima. Sistemas de aquisição de dados meteorológicos: estações clássicas e automáticas. Noção de ritmo climático. Definição de episódios climáticos com base nos Tipos de Tempo aplicados à Engenharia Ambiental por meio de estudos e da análise do Meio Ambiente e do Ambiente Construído.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: Estudar o tempo e clima e suas implicações na engenharia ambiental.
Específicos: Desenvolver nos alunos aptidões básicas para que estes compreendam a complexidades dos processos que ocorrem na atmosfera terrestre; - Desenvolver nos alunos aptidões para que estes dominem as técnicas e exigências para o uso dos produtos da climatologia e meteorologia no campo da engenharia ambiental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 206p.
  • CAVALCANTI, Iracema Fonseca de Albuquerque et al. (Org.). Tempo e clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 463 p. ISBN 9788586238925.
  • FONTSERE, Eduardo. Elementos de meteorologia. Barcelona: Gustavo Gili, 1943. 358 p.

Bibliografia Complementar:

  • BERLATO, Moacir A.; FONTANA, Denise Cybis. El niño e la niña: impactos no clima, na vegetação e na agricultura do Rio Grande do Sul: aplicações de previsões climáticas na agricultura. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. 110 p.
  • PEREIRA, Antonio Roberto. Agrometeorologia: fundamentos e aplicacoes praticas. Guaíba: Agropecuaria, 2002. 478 p.
  • MOTA, Fernando Silveira da. Clima, agricultura e pecuária no Rio Grande do Sul: 40 anos de pesquisa agroclimatologica em Pelotas. Pelotas: Mundial, 1994. 166 p.
  • TUBELIS, Antonio. Meteorologia e climatologia agrícolas. Botucatu: Faculdade de Ciências Medicas e Biologicas de Botucatu, 1972. 174f.
  • MARENGO, José A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. Brasilia, DF: Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas, 2006. 163 p. (Biodiversidade. 26) ISBN 8577380386

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA Geoprocessamento (Tecnológico)
CLIMATOLOGIA Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)

Página gerada em 22/09/2019 15:33:59 (consulta levou 0.123823s)