Nome da Atividade
ARQUEOLOGIA E ACERVOS MUSEAIS
CÓDIGO
10790027
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Disciplina teórica que apresenta a gestão de acervos arqueológicos (móveis e imóveis), pressupondo sua correspondência com a documentação gerada em campo e laboratório, e as necessárias ações de conservação preventiva e curativa. Objetiva expor e debater a inter-relação entre os trabalhos de Arqueólogos, Museólogos e demais profissionais de Museu envolvidos na gestão de acervos arqueológicos, suas implicações curatoriais e expográficas. Para tanto, considera levantamentos históricos, conceituais e metodológicos, bem como estudos de caso.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:

Apresentar e debater a inter-relação entre os trabalhos de Arqueólogos, Museólogos e demais profissionais de Museu, a fim de compreender os processos de levantamento de dados, análise de material e produção de conhecimento em arqueologia, bem como a musealização destes processos e suas implicações na divulgação científica e na educação patrimonial.

Específicos:

. Apresentar e debater o histórico da inter-relação entre os trabalhos de Arqueólogos, Museólogos e demais profissionais envolvidos na gestão do patrimônio arqueológico.
. Apontar conceitos e interpretações relevantes à musealização de acervos arqueológicos, sua caracterização e inventário.
. Analisar estudos de caso emblemáticos de problemas e soluções corriqueiras na musealização de sítios arqueológicos.
. Analisar estudos de caso emblemáticos de problemas e soluções corriqueiras na curadoria arqueológica.
. Analisar estudos de caso emblemáticos de problemas e soluções corriqueiras na expografia de acervos arqueológicos.
. Compreender os processos de levantamento de dados, análise de material e produção de conhecimento em arqueologia,
. Compreender a musealização de acervos arqueológicos e suas implicações na divulgação científica e na educação patrimonial.

Conteúdo Programático

Unidade 1. Histórico da musealização da arqueologia

Unidade 2. Conceitos fundamentais à caracterização de sítios e acervos arqueológicos

Unidade 3. A musealização da arqueologia e seus novos desafios.

Unidade 4. Apontamentos acerca da curadoria de vestígios arqueológicos e de sua classificação.

Unidade 5. Produção de conhecimento, divulgação científica e educação patrimonial.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia e patrimônio. Erechim: Habilis, 2007. GNECCO, Cristóbal; DIAS, Adriana Schmidt (Comp.). Crítica de la razón arqueológica: arqueología de contrato y capitalismo. Bogota: Instituto Colombiano de Antropología e História, 2017. TRIGGER, Bruce G. História do pensamento arqueológico. 2.ed. São Paulo: Odysseus, 2011. PROUS, André. Arqueologia brasileira: a pré-história e os verdadeiros colonizadores. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2019.

Bibliografia Complementar:

  • DANIEL, Glyn Edmund. Historia de la arqueologia: de los anticuarios a V. Gordon Childe. Madrid: Alianza Editorial, 1986. DIAZ-ANDREU, Margarita. Arqueologia crítica e humanista. São Paulo: Fonte editorial, 2019. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. PINON, Ana. Brasil: arqueologia, identidad y origen. Mar del Plata: Suarez, 2008. YAZIGI, Eduardo; CARLOS, Ana Fani A; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da (Org.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1996.

Página gerada em 28/03/2024 14:14:28 (consulta levou 0.121215s)