Nome da Disciplina
MATERIAIS E TÉCNICAS DOS BENS CULTURAIS I
CÓDIGO
10790049
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Princípios básicos do desenho. Instrumentalização teórica e prática para identificar materiais e técnicas de produção de obras de arte sobre papel: lápis, sanguínea, carvão, nanquim e pastel. Introdução ao manejo de materiais e de instrumentos apropriados para essas técnicas. Instrumentalização teórica para identificar técnicas de gravura; Estudo da cor, do círculo cromático, da relação da cor com sua intensidade, harmonização de tons, contraste das cores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Apresentar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos dos materiais e das técnicas de produção do desenho e da gravura.

Objetivo(s) específico(s): Apresentar os princípios básicos do desenho; Desenvolver noções sobre desenho a lápis, a sanguínea, a carvão, a nanquim e a pastel à fim de conhecer o comportamento dos materiais sobre o suporte papel; Exercitar o manejo de materiais e instrumentos apropriados para essas técnicas; Apresentar a gravura e as suas principais técnicas; Estudar a cor; Elaborar o círculo cromático; Explorar a relação da cor com sua intensidade, sua harmonização de tons e contraste.

 

Objetivos Específicos:

Apresentar os princípios básicos do desenho; Desenvolver noções sobre desenho a lápis, a sanguínea, a carvão, a nanquim e a pastel à fim de conhecer o comportamento dos materiais sobre o suporte papel; Exercitar o manejo de materiais e instrumentos apropriados para essas técnicas; Apresentar a gravura e as suas principais técnicas; Estudar a cor; Elaborar o círculo cromático; Explorar a relação da cor com sua intensidade, sua harmonização de tons e contraste.

Conteúdo Programático

Princípios básicos do desenho; Desenho a lápis, a sanguínea, a carvão, a nanquim e a pastel; O comportamento dos materiais sobre o suporte papel; O manejo de materiais e instrumentos apropriados para essas técnicas; A gravura e as suas principais técnicas; A cor; O círculo cromático; A relação da cor com sua intensidade, sua harmonização de tons e contraste.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes 2000. MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2002. PEDROSA, Israel. Da cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano, 1988. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. ROIG, Gabriel Martin. Fundamentos do Desenho Artístico: Aula de Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1988. CURSO DE DESENHO E PINTURA: desenho a lápis / Tradução: Cássia Rocha e Regina Amarante. São Paulo: Globo, 1985. GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. IANELLI, Thomaz. A Obra Sobre Papel: Óleo, Guache, Nanquim, Gravura Aquarelada. São Paulo: Paulo Figueiredo Galeria de Arte, 1986. JANSON, Horst Woldemar. Iniciação a História da Arte. São Paulo. Editora Martins Fontes. 1993. KANAAN, Helena (Org.). Manual de Gravura. Pelotas: UFPel, 2004. LAS BASES DEL DIBUJO ARTÍSTICO. Madrid: Parramas, 1992. MANERA, Domenico. Curso rápido de dibujo. Barcelona: di Vecchi, 1972. PARRAMÓN, José Maria. El gran libro del dibujo: la historia, el studio, los materiales, las técnicas, los temas, la teoría y la práctica del dibujo artístico. Barcelona: Parramón, 199-. PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Senac, 2003. WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MATERIAIS E TÉCNICAS DOS BENS CULTURAIS I Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 14/11/2019 17:15:59 (consulta levou 0.160439s)