Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PATRIMÔNIO CULTURAL
CÓDIGO
10790077
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento da estrutura acadêmica. Capacitação para o uso da Normalização de Trabalhos Acadêmicos de Acordo com a ABNT e descrição do sistema e procedimentos metodológicos na produção de textos, apresentações e roteiros de exposição verbal. Reconhecimento de recursos que impactam o desempenho escrito e verbal dos alunos, relacionados à produção do conhecimento em patrimônio cultural.

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo da disciplina é fazer com que os alunos conheçam o modelo da formação profissional dentro de um curso universitário e reconheçam os métodos que envolvem a produção, apresentação e divulgação do conhecimento acadêmico, bem como que compreendam a aplicação das normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Deste modo, a disciplina visa habilitar o aluno para diferenciar dado, de informação e de conhecimento, para melhor situar-se dentro do Curso no que tange à prática do campo de patrimônio cultural e formas de produção de pensamento, registro de processos e divulgação de resultados.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer os estágios da formação e pós-formação acadêmica; Aprender o uso das bases e sistemas de dados para a correta divulgação científica; Reconhecer diferentes tipos de trabalhos acadêmicos e sua estrutura; identificando os tipos de documentos, de autoria e de fontes; Compreender os elementos que compõem a estrutura dos diferentes tipos de trabalhos acadêmicos; Exercitar a padronização da redação do texto científico; Experimentar e aplicar o formato do trabalho acadêmico; Identificar os elementos de uma apresentação visual expressiva; Estudar e exercitar os aspectos da comunicação verbal essenciais na apresentação oral.

Conteúdo Programático

Os estágios da formação e pós-formação acadêmica; O uso das bases e sistemas de dados para a correta divulgação científica; Os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos e sua estrutura; Os tipos de documentos, de autoria e de fontes; Os elementos que compõem a estrutura dos diferentes tipos de trabalhos acadêmicos; A padronização da redação do texto científico; O formato do trabalho acadêmico; Os elementos de uma apresentação visual expressiva; Os aspectos da comunicação verbal essenciais na apresentação oral.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6021, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6022, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel] [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6024, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6025, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6027, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel] [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6028, 2003. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel] [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520, 2002. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel] [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10719, 2011. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel]
  • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15287, 2011.
  • QUERINO, Magda; BRÜGGER, Maria Teresa. O desafio da redação acadêmica. Brasília: CETEB, 2004.
  • TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 4.ed. Belém: UNAMA, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.
  • CARVALHO, Sérgio Waldeck; SOUZA, Luiz Marques. Compreensão e produção de textos. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
  • RUBIÃO, André. História da universidade: genealogia para um "modelo participativo". Coimbra: Almedina, 2004.
  • BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
  • OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PESQUISA ARQUIVÍSTICA E DOCUMENTAL Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 14/11/2019 12:01:41 (consulta levou 0.154191s)