Nome da Disciplina
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA II
CÓDIGO
10790099
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das interações entre o ambiente e a conservação de bens patrimoniais, considerando suas inserções nos macroambientes e microambientes. O edifício como fator de proteção de acervos. Instrumentos de medição de temperatura, umidade, luz, poluentes e ventilação. Noções sobre controle passivo e ativo de condições ambientais. Discussão de estudos de caso.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno conhecimentos para a compreensão dos agentes ambientais e sua relação com a conservação dos bens culturais móveis, assim como dos métodos e técnicas disponíveis para o seu controle.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer os principais parâmetros climáticos (temperatura, umidade, luminosidade), fatores ambientais (poluentes gasosos e particulados) e materiais de construção, armazenamento e exposição e a sua relação com a conservação de acervos. Identificar os efeitos dos parâmetros climáticos nos acervos. Conhecer as estratégias de controle ambiental. Habilitar o aluno a desenvolver diagnósticos do estado de conservação de bens culturais.

Conteúdo Programático

Parâmetros climáticos (temperatura, umidade, luminosidade); Fatores ambientais (poluentes gasosos e particulados); Materiais de construção, armazenamento e exposição e a sua relação com a conservação de acervos; Efeitos dos parâmetros climáticos nos acervos; Estratégias de controle ambiental; Diagnósticos do estado de conservação de bens culturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
AMBIENTE E CONSERVAÇÃO Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 24/06/2019 18:59:24 (consulta levou 0.143211s)