Nome da Disciplina
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA II
CÓDIGO
10790099
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das interações entre o ambiente e a conservação de bens patrimoniais, considerando suas inserções nos macroambientes e microambientes. O edifício como fator de proteção de acervos. Instrumentos de medição de temperatura, umidade, luz, poluentes e ventilação. Noções sobre controle passivo e ativo de condições ambientais. Discussão de estudos de caso.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Proporcionar ao aluno conhecimentos para a compreensão dos agentes ambientais e sua relação com a conservação dos bens culturais móveis, assim como dos métodos e técnicas disponíveis para o seu controle.

Objetivo(s) específico(s): Conhecer os principais parâmetros climáticos (temperatura, umidade, luminosidade), fatores ambientais (poluentes gasosos e particulados) e materiais de construção, armazenamento e exposição e a sua relação com a conservação de acervos. Identificar os efeitos dos parâmetros climáticos nos acervos. Conhecer as estratégias de controle ambiental. Habilitar o aluno a desenvolver diagnósticos do estado de conservação de bens culturais.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer os principais parâmetros climáticos (temperatura, umidade, luminosidade), fatores ambientais (poluentes gasosos e particulados) e materiais de construção, armazenamento e exposição e a sua relação com a conservação de acervos. Identificar os efeitos dos parâmetros climáticos nos acervos. Conhecer as estratégias de controle ambiental. Habilitar o aluno a desenvolver diagnósticos do estado de conservação de bens culturais.

Conteúdo Programático

Parâmetros climáticos (temperatura, umidade, luminosidade); Fatores ambientais (poluentes gasosos e particulados); Materiais de construção, armazenamento e exposição e a sua relação com a conservação de acervos; Efeitos dos parâmetros climáticos nos acervos; Estratégias de controle ambiental; Diagnósticos do estado de conservação de bens culturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia Básica: DRUMOND, M. C. P. Prevenção e Conservação em Museus. In: Caderno de Diretrizes Museológicas. Brasília: Ministério da Cultura/IPHAN/DEMU, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus, 2006, 2 ed. p. 105-132. MENDES, M. et al. (org.) Conservação: Conceitos e Práticas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. TREGENZA, Peter. Projeto de iluminação. 2. Porto Alegre: Bookman, 2015 (recurso online). OGDEN, Sherelyn (org.). Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 14-17).

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia Complementar: CARVALHO, Cláudia S. Rodrigues de. O espaço como elemento de preservação dos acervos com suporte em papel. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1998. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015. FRANÇA. Ministério da Cultura e Meio Ambiente. Direção dos Museus. Prevenção e segurança nos museus. Rio de Janeiro: Associação de Membros do ICOM. Comitê Técnico Consultivo de Segurança, 1978. 216 p. (2 exemplares) GONÇALVES, W. de B. SOUZA, L. A. C. FRONER, Y. Conservação Preventiva: Edifícios que abrigam coleções. Tópicos em Conservação Preventiva n.6. Belo Horizonte: LACICOR/EBA/UFMG, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2015. MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Conservação de acervos. Rio de Janeiro: MAST, 2007. 204 p. (MAST Colloquia; 9) OGDEN, Sherelyn (org.). Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 14-17). Disponível em: . Acesso em 15 abr. 2015. PRINCÍPIOS básicos da museologia. Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus. Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 104 p. REILLY, J. M.; NASHIMURA, D. D.; ZINN, E. Novas Ferramentas para a preservação: avaliando os efeitos ambientais a longo prazo sobre coleções de bibliotecas e arquivos. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 19). SOUZA, L. A. C. Conservação Preventiva: Controle Ambiental. Tópicos em Conservação Preventiva n.5. Belo Horizonte: LACICOR/EBA/UFMG, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2015.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 35 34 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANNELISE COSTA MONTONE
Professor responsável pela turma

DANIELE BALTZ DA FONSECA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
AMBIENTE E CONSERVAÇÃO Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 17/10/2019 07:57:48 (consulta levou 0.187551s)