Nome da Atividade
UNIDADE PRÉ-CLINICA IV
CÓDIGO
03480004
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A unidade aborda o estudo de materiais odontológicos aplicados à prótese (parcial e total). Materiais odontológicos e técnicas de moldagem utilizados para impressão e confecção de modelos e troqueis, emprego de diferentes ligas em técnica de fundição, revestimentos, ceras, sistemas cerâmicos de uso odontológico, materiais e técnica empregada para cimentação de coroas unitárias, técnica de moldagem em edentados e confecção de prótese parcial/total.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
Propiciar ao aluno o entendimento das bases técnicas e científicas relacionadas aos materiais odontológicos necessárias para tomada de decisões, planejamento e confecção de procedimentos em prótese dentária como prática da odontologia baseada em evidências, e estudar as técnicas de emprego de materiais dentários utilizados desde moldagem e impressão até confecção de próteses parciais fixas, removíveis e próteses totais, favorecendo a compreensão das etapas envolvidas nos processos laboratorial e clínico.
Objetivos Específicos:
- Propiciar o conhecimento das propriedades e técnicas de manipulação dos materiais odontológicos utilizados para moldagem e obtenção de modelos;
- Propiciar o conhecimento da técnica de fundição, dos materiais utilizados para restaurações indiretas e cimentação, favorecendo a compreensão de todas as etapas envolvidas neste processo e variáveis associadas;
- Abordar e caracterizar os diferentes tipos de ligas, sistemas cerâmicos e compósitos disponíveis para restaurações indiretas, assim como os processos de obtenção dos mesmos;
- Descrever propriedades e técnicas de manipulação de materiais utilizados em moldagens, modelagem, confecção e reembasamento em prótese total.

Conteúdo Programático

Cerâmicas odontológicas - Objetivo terminal: identificar características e propriedades de cerâmicas e abordar indicações e restrições de cada sistema cerâmico, incluindo aplicações metalocerâmica e cerâmicas puras.
Ceras, ligas metálicas, fundição e revestimento - Objetivo terminal: identificar as características de trabalhos envolvendo os materiais e técnicas de um processo de fundição metálica odontológica.
Cimentos e técnicas de cimentação - Objetivo terminal: identificar o tipo de cimento ideal para cimentação de cada tipo de prótese fixa e saber realizar essas cimentações, assim como os tratamentos de superfície de materiais restauradores indiretos necessários para tal procedimento.
Elastômeros - Objetivo terminal: ao término desta unidade, o aluno deverá ser capaz de identificar as características, propriedades e indicações dos elastômeros, assim como manusear estes materiais.
Godiva - Objetivo terminal: ao término desta unidade, o aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimento sobre composição, indicação, propriedades e utilização da godiva.
Inlays/onlays e cerômeros - Objetivo terminal: identificar características e propriedades dos cerômeros e abordar indicações e restrições do seu uso, além de preparos dentários para restaurações inlay/onlay, executando-os.
Pasta de óxido de zinco e eugenol - Objetivo terminal: identificar os tipos, composição, indicação, preparo e características das pastas de óxido de zinco e eugenol.
Resinas acrílicas - Objetivo terminal: identificar características e propriedades das resinas acrílicas, assim como manuseá-las.
Técnicas de moldagem - Objetivo terminal: identificar as características de cada técnica de moldagem e ser capaz de indicar a técnica ideal para cada material de moldagem, levando em consideração as propriedades, indicações e manipulação dos materiais de moldagem.
Troquel - Objetivo terminal: identificar e reconhecer a importância do trabalho com os troqueis e manuseio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANUSAVICE. PHILLIPS - Materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998 ou 2005.
  • NOORT, R. V. Introdução aos materiais dentários. Introdução aos materiais dentários. 2. ed. Porto Alegre: Armed, 2004.
  • PEGORARO, L.F. (Et. al.). Prótese Fixa. 4.reimp. da 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • Artigos científicos sobre os temas relacionados ao conteúdo programático da Unidade. http://www.periodicos.capes.gov.br/
  • CRAIG, SAKAGUCHI & POWERS. Materiais dentários restauradores. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • DELLA BONA. Adesão às cerâmicas: Evidências científicas para o uso clínico. São Paulo: Artes Médicas, 2009.

Página gerada em 23/04/2024 22:25:45 (consulta levou 0.128083s)