Nome da Atividade
OCLUSÃO DENTÁRIA
CÓDIGO
03500010
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Oclusão Dentária esta dividida em dois momentos; No primeiro transmitirá aos alunos conhecimentos teóricos e práticos referentes aos conceitos de oclusão dental e sua relação com os princípios restauradores. Nesse momento os seguintes pontos serão abordados: Alinhamento de oclusão da dentição permanente; movimentos mandibulares e relações maxilo-mandibulares; princípios de uma oclusão ideal; verificação e ajuste oclusal; articuladores e montagem dos modelos; registros oclusais; enceramento progressivo. Num segundo momento a disciplina irá focar mais na questão das disfunções temporomandibulares, abordando suas etiologias, métodos de diagnóstico e tratamento. Os pontos abordados serão: aspectos anatômicos e funcionais do sistema mastigatórios; aspectos anatomicos e funcionais da articulação temporomandibular; disfunções musculares (etiologia, diagnóstico e tratamento), disfunção articulares (etiologia, diagnóstico e tratamento), bruxismo (etiologia, diagnóstico e tratamento) e confecção de placas miorelaxantes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
(1) Propiciar ao aluno o entendimento da importância da Oclusão e seus princípios para o sucesso dos procedimentos restauradores; (2) gerar entendimento sobre as estruturas envolvidas durante os corretos movimentos mandibulares e como qualquer alteração dessa normalidade pode levar à patologia da articulação temporomandibular; (3) transmitir conhecimentos sobre as etiologias relacionadas a disfunção temporomandibular bem como seu diagnóstico e formas de tratamento.
Objetivos Específicos
a) Executar ato de moldagem bem como obter adequados modelos de gesso maxilar e mandibular. b) Confeccionar registros oclusais para montagem dos modelos de gesso no articulador semi- ajustável. c) Realizar montagem de modelos de gesso superiores e inferiores em um articulador semi-ajustável. d) Executar enceramentos progressivos de dentes posteriores e anteriores; e) Ser capaz de identificar a existência de contatos prematuros envolvendo as estruturas dentais; f)Realizar enceramento de uma placa miorrelaxante superior.

Conteúdo Programático

Alinhamento e oclusão da dentição permanente: Compreender a disposição dos dentes nos arcos e suas relações Movimentos mandibulares e Relações maxilo-mandibulares: Entender a mecânica do movimento mandibular e suas características, bem como compreender as diferenças entre as posições maxilo-mandibulares Princípios para uma oclusão ideal: Entender como se dá o comportamento ideal do sistema estomatognático e quais estruturas envolvidas. Verificação e Ajuste Oclusal: Entender a técnica para verificação da existência de contato dental prematuro. Articuladores e montagem do modelo superior: Entendimento sobre as peças e funcionamento dos articuladores Técnicas de obtenção de relações maxilo-mandibulares e montagem do modelo inferior: Conhecimento sobre a técnica de montagem dos modelos no articulador. Técnicas de obtenção de relações maxilo-mandibular: Conhecimento sobre as técnicas de confecção dos registros oclusais e manipulação dos materiais necessários para tais procedimentos. Confecção de JIG e montagem dos modelos em articulador: Conhecer a sequência da técnica de registro oclusal com JIG e montagem dos modelos em articulador semi-ajustável. Enceramento progressivo e enceramento regressivo: Entendimento das estruturas anatômicas dentais que compõem o elemento dental. Anatomia funcional e biomecânica do sistema mastigatório: Aprender quais estruturas musculares e ligamentosas estão envolvidas durante os movimentos do sistema estomatognático Disfunções musculares e articulares (etiologia/ diagnóstico / tratamento): Conhecer as disfunções e como realizar seu diagnóstico e tratamento. Bruxismo (etiologia, diagnóstico e tratamento): Conher a existência desse hábito parafuncional, do seu diagnóstico e tratamento. Exame do paciente e exames de imagem: Aprender sobre as técnicas para diagnosticas o paciente e como realizar o exame do mesmo. Enceramento, confecção e entrega de placa miorelaxante maxilar total: Conhecer sobre a existência da placa miorelaxante e como ela atua no tratamento de algumas disfunções. Montagem em articulador e enceramento de placa miorelaxante maxilar total: Saber diagnosticar problemas oclusais e relacioná-los com alterações periodontais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GROSSMANN, E. Dores bucofaciais conceitos e terapêutica. 1. Porto Alegre Artes Médicas 2014 1 recurso online ISBN 9788536701943.
  • BIASOTTO-GONZALEZ, D.A Abordagem interdisciplinar das disfunções temporomandibulares. São Paulo Manole 2005 1 recurso online ISBN 9788520454701.
  • SILVA, A.F.; LUND, R.G. Dentística restauradora: do planejamento à execução. Rio de Janeiro: Santos, 2016. ou SILVA, Adriana Fernandes da. Dentística restauradora do planejamento à execução. Rio de Janeiro Santos 2016 1 recurso online ISBN 9788527728782

Bibliografia Complementar:

  • Artigos científicos sobre os temas relacionados ao conteúdo programático da Unidade. http://www.periodicos.capes.gov.br/
  • DAWSON, P. E. Avaliação, diagnóstico e tratamento dos problemas oclusais. São Paulo: Artes Médicas, 1980.
  • MACIEL M. Bruxismo. São Paulo: Artes médicas 2010.
  • MOHL, N.D. et al. Fundamentos de oclusão. Rio de janeiro: Quintessence, 1989.
  • MONGINI, F. O sistema estomatognático. função, disfunção e reabilitação. quintessece publishing, rio de janeiro, 1988. 372.p Silva, A;
  • MENDES, WB. Fundamentos de Oclusão em Odontologia Restauradora. Ed. Napoleão: Nova Odesa, SP. 2013
  • MARCHINI, L.; SANTOS, J. F.F. Oclusão dentária: princípios e prática clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. OKESON, J.P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • OLIVEIRA, W. Disfunções temporomandibulares. São Paulo: Artes Médicas, 2002.

Página gerada em 26/04/2024 10:00:32 (consulta levou 0.115785s)