Nome da Atividade
PATOLOGIA GERAL
CÓDIGO
03470001
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata dos principais fenômenos patológicos básicos que explicam as etiopatogenias em doenças específicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Embasar e instrumentalizar o acadêmico de odontologia com o conhecimento dos processos patológicos básicos, bem como dos aspectos epidemiológicos e determinantes sócio-econômico-culturais das doenças sistêmicas com manifestações bucais e/ou de importância no manejo do paciente na clínica odontológica.

Conteúdo Programático

Lesão e Morte Celular: Conhecer os fatores etiopatogenéticos de lesões e morte celular. Identificar as características histológicas das lesões celulares reversíveis e irreversíveis, bem como, suas conseqüências e implicações clínicas.
Alterações do Crescimento e Diferenciação Celular: Conhecer os processos patológicos que resultam em adaptações e alterações de morfodiferenciação celular. Identificar as diferentes alterações do crescimento e diferenciação celular.
Estudo geral das neoplasias: Conhecer a etiopatogenia das neoplasias. Identificar o comportamento biológico geral das neoplasias benignas e malignas.
Calcificações patológicas: Conhecer o metabolismo normal do cálcio no organismo humano. Relacionar as principais causas de hipocalcemia e hipercalcemia. Distinguir as características clínicas e histopatológicas, bem como os fatores etiopatogenéticos dos diferentes tipos de calcificação patológica.
Arterioesclerose: Conhecer os aspectos epidemiológicos, etiológicos e patogenéticos da ateroesclerose, bem como, suas complicações e conseqüências. Definir arterioesclerose e reconhecer histologicamente seus subtipos.
Perturbações Circulatórias: Conhecer a etiopatogenia das perturbações circulatórias que incluem a principal causa mortis por doença na população mundial. Conhecer as perturbações circulatórias de base, de caráter local e geral com suas possíveis implicações na saúde do paciente.
Inflamação e reparo: Conceituar inflamação. Conhecer os mecanismos primários de defesa, celulares e humorais, envolvidos na resposta inflamatória. Estabelecer a correlação entre os aspectos clínicos e histopatológicos com os processo inflamatórios agudos e crônicos. Descrever as etapas do processo de reparo em suas diferentes localizações, bem como, suas complicações e agentes modificadores.
Pigmentações patológicas: Conhecer e descrever as pigmentações patológicos, quanto à sua natureza e mecanismos de acúmulo e/ou produção. Identificar as características clínicas relacionadas às pigmentações endógenas e exógenas.
Diabetes Melito: Identificar as possíveis manifestações bucais da doença que possibilitam inclusive a identificação e diagnóstico da mesma pelo cirurgião-dentista.
Conhecer as complicações da doença da doença que podem interferir no tratamento
odontológico. Saber o manejo e protocolo de atendimento do paciente diabético.
Doenças do sangue: Conhecer as principais alterações hematológicas causadas por alterações qualitativas e quantitativas nos leucócitos, eritrócitos, plaquetas e fatores de coagulação. Identificar as características clínicas e laboratoriais destas entidades nosológicas. Reconhecer a importância da atuação do cirurgião-dentista no diagnóstico destas doenças e no manejo dos pacientes portadores destas enfermidades, bem como no encaminhamento de casos para outras especialidades médicas.
Imunopatologia: Conhecer os principais mecanismos do sistema imune envolvidos na etiopatogenia das doenças.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; COLLINS, T. Robbins patologia estrutural e funcional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000 ou 2010.
  • BRASILEIRO FILHO, G.(Ed.). Bogliolo patologia geral. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. ou 2018 1 recurso online ISBN 9788527733243.

Bibliografia Complementar:

  • PINTO et al. Patologia Básica:Sinopse. Natal: EDUFRN, 1997.
  • GUYTON, A.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 ou 2017.
  • JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto, atlas 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
  • FELIN, I.P.D. Patologia Geral em Mapas Conceituais. Rio de Janeiro: Elsevier. 2016.
  • NEVILLE, DAMM, ALLEN & BOUQUOT – Patologia Oral e Maxilofacial. 4ed. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
  • RUBIN, E. Patologia. Rio de Janeiro: Interlivros Edições Ltda., 1990.

Página gerada em 25/04/2024 12:13:49 (consulta levou 0.131133s)