Nome da Atividade
PRÉ-ESTÁGIO DO ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
10060159
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Possibilitar a inserção do licenciando no contexto escolar com ênfase no ensino médio, mediante pesquisa e ações da docência na área de Geografia e Ciências Humanas, a fim de refletir sobre as diferentes possibilidades de intervenções pedagógicas, com vistas à socialização dos conhecimentos produzidos historicamente e em prol do exercício da docência.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Analisar as relações e as interações que se estabelecem no cotidiano escolar e compreender as concepções de aprendizagem, a partir de observações da prática;
- Observar as necessidades de aprendizagem e interesses dos sujeitos que compõem os espaços e identificar possíveis correlações entre ensino de Geografia em diferentes níveis e modalidades de ensino.
- Observar e analisar os contextos docentes tais como: aulas, preparo de material didático, análise de textos e de livros didáticos e paradidáticos.
- Observar e analisar outras atividades pedagógicas, sociais, culturais vivenciadas pelos sujeitos, que possam ser relacionadas com o ensino e aprendizagem da Geografia.
- Interagir com profissionais da Geografia e áreas afins para compreender sua dinâmica de trabalho. - Elaborar um relatório crítico das experiências vivenciadas na escola.
- Elaborar Projeto de docência, abordando o conhecimento em várias dimensões, que desencadeie os projetos de ensino e aprendizagem (planos de aula); diários de campo (relatos das experiências vividas no campo de estágio), com a mediação permanente dos professores orientadores/as da disciplina.

Conteúdo Programático

- Planejamento político-pedagógico;
- Teorias do currículo e relações com o ensino de Geografia;
- Didática Geográfica
- Avaliação no ensino da Geografia
- Concepções de ensino e aprendizagem

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAVALCANTI, L. S. Ensino de Geografia na Escola. Reimpressão. 2012. 208p. CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. _________________ .Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. DEON, A. R. Reflexões Sobre Formação de Professores: A ideia de Conhecimento Geográfico Pertinente. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 01, p. 26-43, 2014. LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 076 - 092, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, MEC/CNE/CP. Resolução Nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 1º de julho de 2015. LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós Críticas, Políticas e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, p.7-23. 2013. CALLAI, Helena C. Aprendendo A Ler O Mundo: A Geografia Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental.Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2013. SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Portugal:Afrontamento, 2001. SOUZA, V. C. Fundamentos Teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da Geografia: bases para a formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 1, p. 47-67, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÉ-ESTÁGIO EM ENSINO MÉDIO Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 21/12/2024 14:15:11 (consulta levou 0.121761s)