Nome da Atividade
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA I
CÓDIGO
10060160
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina apresenta e analisa os fundamentos epistemológicos, conceitos básicos e características da investigação científica, considerando as abordagens quantitativa, qualitativa e multimodal. Desenvolve a elaboração introdutória do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), com ênfase nos elementos estruturantes: objeto de estudo, justificativa, objetivos, técnicas de coleta e análise de dados, revisão de literatura e cronograma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Compreender as dimensões que caracterizam os problemas de pesquisa e a produção de conhecimento científico no âmbito das Ciências Humanas, em geral, e da Geografia especificamente.
Objetivos Específicos:
1. Estudar os conceitos de conhecimento, ciência, epistemologia, pesquisa e método científico;
2. Caracterizar os principais métodos e técnicas da pesquisa em geral e na Geografia especificamente;
3. Conhecer as diferentes etapas de elaboração de projeto de pesquisa.
4. Elaborar uma versão introdutória do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Conteúdo Programático

A pesquisa como construção do conhecimento e processo formativo; Conceitos básicos em metodologia científica;
Tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, correlacional e explicativa; Pesquisa quantitativa (método dedutivo): hipótese, amostragem, variáveis, coleta e análise de dados;
Pesquisa qualitativa (método indutivo): pressupostos, interpretação, amostragem, coleta e análise de dados;
Pesquisa multimodal: transgressão metodológica no processo investigativo;
Introdução ao projeto de pesquisa científica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: umamintrodução à teoria e aos métodos. Tradução Maria Alvares, Sara dos Santos e Telmo Baptista. Porto, Portugal: Porto Editorial, 2006.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
  • MARTINS, J. P. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Grupo Palestra, 2003.
  • SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3ª ed. Tradução Fátima Murad, Melissa Kassner, Sheila Dystyler. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, R. A pedagogia dos caracóis. Campinas, SP: Verus, 2011. CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. 6ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
  • GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na pesquisa em educação. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011(Coleção docência em formação).
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA PESQUISA EDUCAÇÃO: GEOGRAFIA Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 19/04/2024 16:28:18 (consulta levou 0.126366s)