Nome da Atividade
NOÇÕES BÁSICAS DE PEDOLOGIA E APLICAÇÕES NO ENSINO DA GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060176
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Apresentação de aulas teóricas enfocando os seguintes conceitos/temas: composição geral do solo; perfil de solo: horizontes e camadas; fatores de formação de solos; processos pedogenéticos; propriedades físicas e químicas dos solos; sistema água-solo; classificação dos solos; manejo e conservação dos solos; aplicações de estudos de solos no planejamento; aplicações de estudos de
solos nos ensinos fundamental e médio. Realização de aulas práticas englobando atividades relacionadas à classificação expedita dos solos (perfil de solo, horizontes e camadas, propriedades morfológicas dos solos) e práticas didáticas no ensino do solo.
solos nos ensinos fundamental e médio. Realização de aulas práticas englobando atividades relacionadas à classificação expedita dos solos (perfil de solo, horizontes e camadas, propriedades morfológicas dos solos) e práticas didáticas no ensino do solo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentação de aulas teóricas enfocando os seguintes conceitos/temas: composição geral do solo; perfil de solo: horizontes e camadas; fatores de formação de solos; processos pedogenéticos; propriedades físicas e químicas dos solos; sistema água-solo; classificação dos solos; manejo e conservação dos solos; aplicações de estudos de solos no planejamento; aplicações de estudos desolos nos ensinos fundamental e médio. Realização de aulas práticas englobando atividades relacionadas à classificação expedita dos solos (perfil de solo, horizontes e camadas, propriedades morfológicas dos solos) e práticas didáticas no ensino do solo.
Conteúdo Programático
1. Introdução a Pedologia: histórico da evolução do conhecimento pedológico. Conceitos de solo e fatores de formação.
2. Intemperismo e formação do solo (intemperismo físico, químico e físico-biológicos; processos pedogenéticos).
3. Composição do solo: propriedades físicas (textura, estrutura, porosidade, densidade do solo, densidade da partícula, etc.); químicas (pH, matéria orgânica, CTC, etc) e mineralógicas (argilominerais).
4. Perfil de solo, camadas e horizontes diagnósticos.
5. Classificação dos solos: descrição e caracterização das classes de solos do Brasil, mais detalhadamente do Estado do Rio Grande do Sul; Sistemas de classificação dos solos.
6. Degradação/conservação do solo: erosão; compactação; perda da fertilidade; acidez; contaminação; técnicas de conservação; parâmetros de qualidade ambiental dos solos.
7. A pedologia no contexto geográfico. Solo como importante elemento de análise para o meio ambiente/economia;
8. Ensino do solo no ensino fundamental e médio: elaboração de metodologias de ensino.
2. Intemperismo e formação do solo (intemperismo físico, químico e físico-biológicos; processos pedogenéticos).
3. Composição do solo: propriedades físicas (textura, estrutura, porosidade, densidade do solo, densidade da partícula, etc.); químicas (pH, matéria orgânica, CTC, etc) e mineralógicas (argilominerais).
4. Perfil de solo, camadas e horizontes diagnósticos.
5. Classificação dos solos: descrição e caracterização das classes de solos do Brasil, mais detalhadamente do Estado do Rio Grande do Sul; Sistemas de classificação dos solos.
6. Degradação/conservação do solo: erosão; compactação; perda da fertilidade; acidez; contaminação; técnicas de conservação; parâmetros de qualidade ambiental dos solos.
7. A pedologia no contexto geográfico. Solo como importante elemento de análise para o meio ambiente/economia;
8. Ensino do solo no ensino fundamental e médio: elaboração de metodologias de ensino.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAIBERT, João Dalton. Análise dos solos formação, classificação e conservação do meio ambiente. São Paulo: Erica, 2014. EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - Sexta Aproximação. Brasília: EMBRAPA e Centro Nacional de Pesquisa de Solos. 1999. 412 p. GONZALES, S. L. M.; BARROS, O. N. F. O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, p. 41-49, 2000. MONIZ, Antonio C. A responsabilidade social da ciência do solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988. 526 p PRADO, Helio do. Manual de classificação de solos do Brasil. Jaboticabal: FUNEP, 1993. 218 p.
Bibliografia Complementar:
- BRADY, N.C. Natureza e Propriedades dos Solos. Livraria Freitas Bastos, 2013, 878 p. (livro eletrônico) KER, João Carlos. Pedologia: fundamentos . Viçosa, MG: SBCS, 2012. vii, 343 p. LEPSCH, I. F. 19 lições de pedologia . São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 456 p. LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos . São Paulo: Oficina de Textos, 2002. 178 p. REICHARDT, Klaus. Água e sustentabilidade no sistema solo-planta-atmosfera. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520446805 . (livro eletrônico)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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P1 | 2025 / 1 | 40 | 18 |
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