Nome da Atividade
LABORATÓRIO EM ARTE DE PERFORMANCE
CÓDIGO
05000997
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico-prático da arte de performance.

Objetivos

Objetivo Geral:

Não consta no PPC.

Conteúdo Programático

- Contextualização histórica da arte de performance
- Estudo de conceitos e procedimentos da arte de performance
- Análise de trabalhos de artistas da performance
- Noções de autoria em performance
- Geração de arquivo na arte de performance
- Artes hifenizadas/diálogos entre linguagens (contaminações)
- Estudo teórico-prático de processos de criação em performance.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COHEN, Renato. Working in progress na cena contemporânea.São Paulo: Perspectiva, 1998. 135 p.
  • COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007
  • GOLDBERG, RoseLee. Performance: Live art since the 60s. London: Thames & Hudson Ltd, 2004. 240 p.
  • GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 228 p.
  • GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987
  • BERNSTEIN, Ana. Marina Abramovic conversa com Ana Bernstein. Caderno Videobrasil, São Paulo, vol. 01, p. 126 – 144, 2005. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/acervo/obras/links/309045
  • BRITES, Blanca. TESSLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 35 – 50.
  • VILLAR, Fernando Pinheiro. performanceS. In: CARREIRA, Luiz Antunes Netto… [et al.] (orgs.). Mediações performáticas latino- americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 71 – 80.

Bibliografia Complementar:

  • AUSLANDER, Philip. From acting to performance: essays in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997. 173p.
  • BIRRINGER, Johannes H. Media & performance: along the border. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. 381 p.
  • CARLSON, Carlson. Performance: a critical introduction. New York: Routledge, 1996. 247p.
  • HEATHFIELD, Adrian (ed.). Live: art and performance. New York: Routledge, 2004. p. 76 - 85.
  • GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. El tonto del pueblo, La Paz, n.3, p. 154-164, mayo 1999.
  • MARGOLIN, Deb. A perfect theatre for one - Teaching performance composition. The drama review, New York, 41 (2), n.154, p.68-81, summer 1997.
  • NUNES, Sandra Meyer. O criador-intérprete na dança contemporânea. Revista NUPEART - Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, Florianópolis, v. 01, n. 01, p. 83-96, 2002.
  • ROLLA, Marco Paulo; HILL, Marcos (orgs.). MIP: manifestação internacional de performance. Belo Horizonte: CEIA, 2005. 324p.
  • SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2003. 289 p.
  • SCHECHNER, Richard. Performance studies: the broad-spectrum approach. National Forum, summer 1990.

Página gerada em 21/10/2020 14:19:26 (consulta levou 0.092341s)