Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO ESPORTE
CÓDIGO
13370114
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O esporte enquanto fenômeno plural. Diferentes abordagens metodológicas de ensino do esporte. Iniciação esportiva.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Propiciar capacidade crítica sobre o Esporte enquanto fenômeno cultural, sócio-histórico e pedagógico.b) Propiciar aos alunos o conhecimento teórico e prático dos principais métodos de ensino do esporte, com ênfase à iniciação esportiva.
c) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
Unidade I - Introdução aos estudos do esporte
- O esporte e sua pluralidade de significados
Unidade II - Iniciação esportiva
- Aspectos motores, físicos, cognitivos e emocionais
- A estrutura temporal na formação do desportista
- Métodos de ensino no esporte
Unidade III - Práticas pedagógicas em pedagogia do esporte.
- O esporte e sua pluralidade de significados
Unidade II - Iniciação esportiva
- Aspectos motores, físicos, cognitivos e emocionais
- A estrutura temporal na formação do desportista
- Métodos de ensino no esporte
Unidade III - Práticas pedagógicas em pedagogia do esporte.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GAYA, A; MARQUES, A; TANI, G (Orgs). Deporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
- GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed/UFMG, 1998.
- SCALIA, A; REVERDITO, R. S. Pedagogia do esporte jogos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
Bibliografia Complementar:
- BENTO, J., GARCIA, R.; GRAÇA, A. Contextos da pedagogia do desporto. Lisboa: Horizonte, 1999.
- DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasilia, v 10 n. 4, p. 99-103, 2002.
- GRAÇA, A. Os comos e os quandos no ensino dos jogos desportivos coletivos in. GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal II: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed/UFMG, 1999.