Nome da Atividade
RITMO E MOVIMENTO
CÓDIGO
13370115
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A importância do ritmo associado ao movimento como fonte de domínio corporal. Entrosamento rítmico, espacial e musical. Variação de formas e estilos através de jogos e da utilização e construção de materiais diversos.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Estudar a importância do ritmo e do movimento para a Educação Física, assim como suas diferentes formas de intervenção em nossa atuação profissional.b) Compreender o ritmo e o movimento como fontes de domínio corporal, entrosamento rítmico, espacial e musical, variando sua aplicabilidade através de jogos, como também, através da construção e da utilização de materiais diversos.
c) Explorar as atividades rítmicas e expressivas em suas diversas formas, abordando ritmos e movimentos da cultura africana e indígena.
d) Conhecer os compassos, diversificando formas e estilos através de exercícios teórico-práticos.
e) Compreender a ginástica rítmica popular como possibilidade de conteúdo criativo.
f) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.
Conteúdo Programático
A Educação Física e as atividades rítmicas e expressivas;
- Brincadeiras cantadas e Jogos rítmicos;
- Estudo do movimento, movimento e ritmo, movimento e música, movimento e corpo, movimento com e sem deslocamento;
- Mapa Coreográfico;
- Relógio Rítmico;
- Compassos Binários, ternários e quaternários;
- Ritmos das culturas africana e indígena;
- Criação e utilização de diferentes materiais para trabalho corporal rítmico;
- A ginástica rítmica popular como conteúdo criativo nas aulas de educação física;
- Práticas Pedagógicas em Ritmo e Movimento.
- Brincadeiras cantadas e Jogos rítmicos;
- Estudo do movimento, movimento e ritmo, movimento e música, movimento e corpo, movimento com e sem deslocamento;
- Mapa Coreográfico;
- Relógio Rítmico;
- Compassos Binários, ternários e quaternários;
- Ritmos das culturas africana e indígena;
- Criação e utilização de diferentes materiais para trabalho corporal rítmico;
- A ginástica rítmica popular como conteúdo criativo nas aulas de educação física;
- Práticas Pedagógicas em Ritmo e Movimento.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARTAXO, I; MONTEIRO, G. A. Ritmo e movimento: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2007.
- GAIO, R. Ginástica Rítmica Popular: uma proposta educacional. Jundiaí: Fontoura, 2007.
- HASS, A. N.; GARCIA A. Expressão corporal: aspectos gerais, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
Bibliografia Complementar:
- BENVINA P. Sons e rituais sagrados. A experiência indígena. in: TUGNY R.P., QUEIROZ R.C. Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
- De MARCO, A. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade.. Campinas: Papirus, 2010,
- GAIO, R. C.; PORTO, E. Educação Física e Pedagogia do Movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: KLINTA, C. Autoconfiança, comunicação e alegria do movimento através dos movimentos. São Jose dos Campos: Univap, 2001.