Nome da Disciplina
ESTÁGIO III
CÓDIGO
05001040
Carga Horária
150 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
10
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro na comunidade. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

A prática de teatro em comunidades: contato com práticas existentes; estudos de caso. Perspectiva histórica da área.Objetivos e métodos. Planejamento e Projeto de estágio. Sondagem de temas para o desenvolvimento de trabalhos. Estágio supervisionado. Debate de questões advindas da prática com grupo de orientandos em estágio III e professor orientador. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro em comunidades.

Conteúdo Programático

Unidade1 - Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2 - Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3 - Acompanhamento das oficinas de teatro em comunidades, projetos sociais, associações de bairro, etc. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4 - Avaliação das observações e intervenções na comunidade.
Unidade 5 - Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARANTES, Luiz Humberto Martins; MACHADO, Irley. Perspectivas Teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino. Uberlândia: EDUFU, 2005. FERREIRA, Naura S. C. Poderemos trabalhar juntos na sociedade mundializada? Desafios para os educadores. In PORTO, Tania M. E. Redes em Construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: JM Editora, 2003 Freire, Paulo. 'Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-lo melhor pela Ação', in Pesquisa Participante, ed. por Brandão, C. R., São Paulo: Brasiliense, 1981. ____________, Ação Cultural para a Liberdade e outros Escritos, Rio: Paz e Terra, 1982. GÓMEZ, A. L. Pérez, SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. 4.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000 KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998. ______________________. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992. _____________________. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1999. NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e viceversa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997. HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995 PERES, Eliane. Compreendendo a profissão docente: relações entre formação saberes e prática pedagógica. Pelotas: Seiva, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1995. RIBEIRO, José Mauro Barbosa. (org.) Trajetórias e Políticas para o ensino das artes no Brasil: anais da XV CONFAEB. Brasília: Ministério da Educação, 2009. SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1999. TRAGTENBERG, Maurício. Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1985.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO III Teatro (Licenciatura - Noturno)

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