Nome da Disciplina
ESTÁGIO III
CÓDIGO
05001040
Carga Horária
120 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro na comunidade. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

A prática de teatro em comunidades: contato com práticas existentes; estudos de caso. Perspectiva histórica da área.Objetivos e métodos. Planejamento e Projeto de estágio. Sondagem de temas para o desenvolvimento de trabalhos. Estágio supervisionado. Debate de questões advindas da prática com grupo de orientandos em estágio III e professor orientador. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro em comunidades.

Conteúdo Programático

Unidade1 - Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2 - Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3 - Acompanhamento das oficinas de teatro em comunidades, projetos sociais, associações de bairro, etc. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4 - Avaliação das observações e intervenções na comunidade.
Unidade 5 - Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARANTES, Luiz Humberto Martins; MACHADO, Irley. Perspectivas Teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino. Uberlândia: EDUFU, 2005. FERREIRA, Naura S. C. Poderemos trabalhar juntos na sociedade mundializada? Desafios para os educadores. In PORTO, Tania M. E. Redes em Construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: JM Editora, 2003 Freire, Paulo. 'Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-lo melhor pela Ação', in Pesquisa Participante, ed. por Brandão, C. R., São Paulo: Brasiliense, 1981. ____________, Ação Cultural para a Liberdade e outros Escritos, Rio: Paz e Terra, 1982. GÓMEZ, A. L. Pérez, SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. 4.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000 KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998. ______________________. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992. _____________________. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1999. NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e viceversa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997. HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995 PERES, Eliane. Compreendendo a profissão docente: relações entre formação saberes e prática pedagógica. Pelotas: Seiva, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1995. RIBEIRO, José Mauro Barbosa. (org.) Trajetórias e Políticas para o ensino das artes no Brasil: anais da XV CONFAEB. Brasília: Ministério da Educação, 2009. SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1999. TRAGTENBERG, Maurício. Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1985.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO III Teatro (Licenciatura - Noturno)

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