Nome da Atividade
PETROFÍSICA
CÓDIGO
15000651
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução a Petrofísica, densidade, porosidade e velocidade de propagação de ondas sísmicas, Porosidade e saturação de fluidos, Efeitos mecânicos sobre a rocha, Permeabilidade absoluta: experimento de Darcy; determinação de tipos de fluxos, Capilaridade, Permeabilidade efetiva e relativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):Aprender a interpretar e utilizar Conhecer a origem, a estrutura e os processos de interação entre rochas e fluidos e as suas propriedades físicas resultantes.
Objetivo(s) específico(s):Aprender a interpretar e utilizar dados matemáticos obtidos pelos processos de interação entre rochas e fluidos.

Conteúdo Programático

- Introdução a petrofísica: definições; utilização. Descrição de análises de rotina e análises especiais de laboratório. Propriedades físicas e químicas dos fluídos. Propriedades físicas das rochas. Características do ambiente do reservatório. Tipos de bancos de dados e modelos petrofísicos.
- Porosidade e saturação de fluidos: definições; fatores que influenciam a porosidade, técnicas de determinação da porosidade. Inversão NMR (Ressonância Nuclear Magnética).
- Efeitos mecânicos sobre a rocha: tensões sobre rocha e fluidos. Definir a compressibilidade, respostas características da rochas ao soterramento e métodos para determinação de fatores de compressibilidade da rocha reservatório.
- Permeabilidade absoluta: definições; experimento de Darcy; fluxo Linear; fluxo radial; Permeabilidade horizontal e vertical. Unidades de fluxo. Combinação de camadas de permeabilidade em série e em paralelo; fatores que influenciam a permeabilidade absoluta. Efeito Klinkenberg e fluxo não darciano. Métodos de determinação da permeabilidade. Modelos de permeabilidade para cálculo de efeitos de fraturas e canais capilares.
- Capilaridade: definições; tensão superficial e interfacial, molhabilidade; ascenção capilar; embebição e drenagem; curvas de pressão capilar; função J de Leverett. Conversão dos dados de laboratório para condições de reservatório. Métodos para determinação da saturação de fluídos. Relação entre a curva de pressão capilar e a saturação de fluídos.Inversão NMR (Ressonância Nuclear Magnética).
- Propriedades elétricas: definições; fator de resistividade da formação, índice de resistividade, lei de Archie. Medida de parâmetros elétricos. Densidade e velocidade de propagação de ondas sísmicas nas rochas.
- Permeabilidade efetiva e relativa: definições; curvas de permeabilidade relativa; fatores que influenciam a permeabilidade efetiva e relativa; teoria de Buckley & Leverett. Métodos de determinação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Schön, J.H., 2015. Physical properties of rocks: Fundamentals and principles of petrophysics (Vol. 65). Elsevier.
  • TIAB, D. and Donaldson, E.C., 2015. Petrophysics: theory and practice of measuring reservoir rock and fluid transport properties. 3 Ed. Gulf professional publishing.
  • CARVALHO, R.S. & Rosa, A.J. 2006. Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Ed. Interciência. Rio de Janeiro (Brasil).
  • ROSA, Adalberto José; e CARVALHO, Renato de Souza. 2002.Previsão de comportamento de reservatórios de petróleo: métodos analíticos. Rio de Janeiro: Interciência.
  • CRAIN, E.R. 1986. The log analysis handbook, Vol 1: quantitative analysis methods. Ed. PennWell, Tulsa (USA), 700 pp.

Bibliografia Complementar:

  • FERNANDES, Carlos Eduardo Moraes Fernandes. 2007. Fundamentos de física para geociência. Rio de janeiro: Interciência.
  • THOMAS, J.E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Petrobrás, Rio de Janeiro, 2001.
  • ASQUITH G. e KRYGOWSKI D. 2004. Basic Well Log analysis. 2ª Ed. AAPG Methods in Exploration Series N.16. AAPG, Tulsa, Oklahoma.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 10 10 Engenharia de Petróleo (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS
Professor responsável pela turma

Página gerada em 25/04/2024 03:03:48 (consulta levou 0.116744s)