Nome da Atividade
PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS APLICADO A ENGENHARIA DE PETRÓLEO
CÓDIGO
15000674
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Experimentos Fatoriais. Comparação de Metodologias. Estratégias para a sequência de planejamentos fatoriais fracionários. Estratégias para a sequência de planejamentos fatoriais completos. Seleção de variáveis. Tipos de Planejamentos. Matrizes dos Planejamentos. Estudos de Casos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): Propiciar ao aluno condições de conhecer a técnica do planejamento estatístico. Capacitar o aluno para que além de conhecer a técnica também possa aprender a utilizar esta ferramenta de forma adequada e fundamentada na teoria estatística. O aluno deverá ser capaz de saber definir o melhor tipo de planejamento a ser utilizado em função do número de atributos e do seu objetivo final, ou seja, se é obter um modelo ou apenas selecionar atributos com efeitos estatisticamente significativos nas funções objetivo analisadas.

Objetivo(s) específico(s): O aluno deverá ser capaz de conhecer e utilizar adequadamente a técnica do planejamento estatístico.

Conteúdo Programático

1) Experimentos Fatoriais.
2) Comparação de Metodologias
3) Estratégias para a sequência de planejamentos Fatoriais Fracionários.
4) Estratégias para a sequência de planejamentos Fatoriais Completos.
5) Seleção de Variáveis.
6) Tipos de Planejamentos.
7) Matrizes dos Planejamentos.
8) Estudos de Casos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos. Volume 2 da Série Ferramentas da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1995.
  • WERKEMA, M.C.C. FOtimização estatística de processos: como determinar a condição de operação de um processo que leva ao alcance de uma meta de melhoria. Belo Horizonte, Minas Gerais: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996.
  • BOX, G.E.P.;HUNTER,W.G. Statistics for experimenters. An introduction to design, data analysis and model building. Nova York; Wiley, 1978.
  • SPIEGEL, M.S..; Probabilidade e estatística. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.
  • BARROS NETO, B.; SCARMINIO,I.S. E BRUNS, R.E.; Planejamento e Otimização de Experimentos, Ed. Unicamp, Campinas, 1995.
  • RODRIGUES, M.I.; IEMMA,A.F.; Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, Ed. Casa do Pão, Campinas, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • BURKERT, J.F.M.; MAUGERI, F.; RODRIGUES, M.I. Optimization of extracellular lípase production by Geotrichum sp using factorial design. Bioresource Technology, 91, 77-84, 2004.

Página gerada em 29/03/2024 11:27:28 (consulta levou 0.054099s)