Nome da Disciplina
Deslocamentos e cartografias de artistas
CÓDIGO
05001053
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Processo de criação como pesquisa em arte. O deslocamento de artistas em diferentes contextos e periodos históricos e contemporâneos. A criação de cartografias e suas concepções na arte e em outras áreas do conhecimento. Realização de deslocamentos e a elaboração de cartografias poéticas

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Pesquisa em arte
2. Concepções de cartografica na arte e em outros campos do conhecimento
2.1 A Cartografia e os mapa / a cartografias e a paisagem/ a Cartografias de artistas

3. Deslocamentos na arte
3.1. Deslocamentos físicos e mentais
3.2. O andar como pratica estética

3.4 Novas derivas
artsitas viajantes; excursões dadaistas; deambulações; derivas; errancias; andar a zonzo;Transurbancia

4. Deslocamentos locais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. São Paulo: Editorial Gustavo Gilli, 2013. CARDOSO, Sergio. O olhar do viajante. In. NOVAES, Adauto. O olhar. Arte e Pensamento: São Paulo: Companhia das Letras.1999. CRIVELLI, Jacopo. Novas Derivas. São Paulo: Martins Fontes, 2014. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Vol. 3, São Paulo: Ed.34, 1996. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________________. Mil platôs. Vol.1, São Paulo: Ed.34, 1995. DEBORD, Guy, WOLMAN, Gil J. Mètodos de Detournement . Disponível em: http://www.eulalia.kit.net/textos/detournement.pdf, Acesso em: out. 2010. DIENER, Pablo, COSTA, Maria de Fátima. A América de Rugendas: obras e documentos. São Paulo: Estação Liberdade 1999. DOLFUSS, Olivier. O espaço geográfico. São Paulo: Difel, 1982. FERVENZA, Hélio. Registros sobre deslocamentos nos registros da arte. In: COSTA, Luiz Cláudio. Dispositivos de registros na arte contemporânea. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. GONÇALVES, Eduarda; MONSELL, Alice. Uma mesa com vista para o canal Santa Bárbara :aproximações entre a disposição doméstica e a proposição para o compartilhamento da cartogravista. IN: 18º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES. Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/cpa/alice_jean_monsell.pdf . Acesso em: jan. 2011 GONÇALVES, Eduarda, DO CARMO, Ana Julia, MAPAS ABERTOS, ESPAÇOS EXPERIMENTAIS EM CARTOGRAFIAS DE ARTISTAS . Disponível em http://seminarioculturavisual.enba.edu.uy/archivos/Acta2017-SeminarioCulturaVisual-Uruguay.pdf JACQUES, Paola Berenstein. Internacional Situacionista. Apologia da Deriva. Escritos situacionistas sobre a cidade. São Paulo: Casa da Palavra, 2003. GONÇALVES, Eduarda. Cartogravista de céus: dispositivos para compartilhamentos. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/31432 KAPROW, Allan. A educação do aartista. In: MALASARTES. Rio de Janeiro: n.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2019 / 2 30 17 Artes Visuais (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES
Professor responsável pela turma

Página gerada em 18/11/2019 12:07:13 (consulta levou 0.095370s)