Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
12000379
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Planejamento de atividades de ensino de Química. Metodologias e avaliação em Química no Ensino Médio. Currículo e conteúdos de ensino de Química. Docência compartilhada em química no ensino médio e Gestão escolar

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.

ESPECÍFICOS:
Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor da escola.
Participar das atividades didático-pedagógicas de determinada turma do Ensino Médio.
Realizar, sistematizar e analisar levantamento de ideias prévias dos alunos sobre assuntos a serem desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
Planejar e executar atividades didático-pedagógicas em determinada turma, sob a orientação de professor da escola. Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
Propor discussões e reflexões sobre a responsabilidade da profissão docente com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
Sistematizar, por escrito, as experiências vivenciadas na escola

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 120-148.
  • MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.
  • LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de; ALVES, Maria Palmira Carlos (Org.). Cultura e política de currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CP, Brasília: MEC, 2012
  • COSTA, Marisa V. A escola tem futuro? 2. ed. São Paulo: Lamparina, 2007.
  • FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Página gerada em 19/04/2024 06:50:54 (consulta levou 0.110331s)