Nome da Atividade
Atividade Física e Saúde da Criança V
CÓDIGO
13370152
Carga Horária
376 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
376
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina compreende módulos de prática em cenários de saúde de diferentes níveis de complexidade em área específica e multidisciplinar de reconhecimento da estrutura e das gestões institucionais, e a prática de seus serviços.

Objetivos

Objetivo Geral:

-Reconhecer os locais de atuação de R1, conhecendo a estrutura, a gestão dos serviços, a atuação dos profissionais nesses espaços; problematizando as ações e propondo planos de ação para cada um desses cenários de prática.
- Inserir-se como profissional dos cenários de prática de R1 a partir de uma prática reflexionada, sistematizando as informações e o registro das mesmas.
- Avaliar as ações desenvolvidas em cada um dos cenários de prática de R1, replanejando as ações ali desenvolvidas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL, Lei 8.069, Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Acesso pelo link a seguir, em 05/03/2016: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
  • THOMAS W. ROWLAND. Fisiologia do Exercício na Criança. São Paulo. Ed. Manole, 2008.
  • ARMSTRONG, N., VAN MECHELEN, W. Paediatric Exercise Science and Medicine. Oxford University Press, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • RIEBE, D.; FRANKLIN, B.A.; THOMPSON, P.D. et al. Updating ACSM´s recommendations for exercise preparticipation health screening. Med Sci Sports Exerc, 47(11):2473-9, 2015.
  • EHRMAN, J.K.; GORDON, P.M.; VISICH, P.S.; KETEYIAN, S.J. Clinical Exercise Physiology. Champaign, IL: United States of America, 3 ed., 2013.
  • BAR-OR, O., ROWLAND, T. Pediatric Exercise Medicine: From Physiologic Principles to Health Care Application. Human Kinetics, 2004.
  • GARBER, C.E.; BLISSMER, B.; DESCHENES, M.R. et al. ACSM Position Stantd: Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespirtatory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently health adults: guidance for prescibing exercise. Med Sci Sports Exer, 43(7):1334-59, 2011.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • GALLAHUE ,D.L., OZMUN, J.C., GOODWAY, J.D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2013.
  • GOMELLA, T.L.; CUNNINGHAM, M.D.; EYAL, F.G.; ZENK, K.E. Neonatologia: manejo, procedimentos, problemas no plantao, doenças e farmacologia neonatal. Porto Alegre: Artmed, 5 ed., 2006.

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