Nome da Atividade
Atividade Física e Saúde da Criança VI
CÓDIGO
13370153
Carga Horária
690 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
690
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina compreende módulos de prática em cenários de saúde de diferentes níveis de complexidade em área específica e multidisciplinar de reconhecimento da estrutura e das gestões institucionais, e a prática de seus serviços.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Reconhecer estruturas e funcionamento dos locais e cenários de prática;
- Interagir nos serviços conhecendo e respeitando sua estrutura administrativa e os princípios do SUS;
- Atuar em equipes multiprofissionais entendendo sua importância e propondo condutas interdisciplinares;
- Conhecer, utilizar e elaborar protocolos de atendimento e condutas padrão para pacientes hospitalizados e com necessidades especiais;
- Adotar condutas de biossegurança, controle de infecções no exercício da prática profissional específica de área profissional ou multiprofissional nos diferentes cenários hospitalares ou serviços associados;
- Realizar consultas específicas e multiprofissionais visando observação e auxílio no atendimento do paciente mediante avaliação clínica do paciente, reconhecimento e prática de controle epidemiológico, registros em fichários, prontuários específicos e/ou multiprofissionais, atividades de pesquisa e vigilância;
- Verificar a importância e a necessidade de educação em saúde voltada para pacientes, cuidadores/familiares, profissionais de saúde;
- Propor ações educativas preventivas e promotoras de saúde, tanto de forma específica como multiprofissional.

Conteúdo Programático

I. Reconhecimento da Estrutura e da Gestão de seus Serviços;
II. Reconhecimento das atividades práticas de cada um dos cenários e suas respectivas atuações;
III. Problematização das ações e levantamento de possibilidades para cada um dos cenários e seus respectivos serviços;
IV. Elaboração de proposta de planos de ação em cada um dos cenários com atuações específicas e multiprofissionais;
V. Atuação prática reflexionada com inserção nas atuações e serviços correspondentes ao cenário em questão;
VI. Sistematização da informação e registro das atividades;
VII. Avaliação das ações em cada um dos cenários em questão;
VIII. Planejamento da continuidade das ações em cada um dos cenários em questão.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL, Lei 8.069, Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Acesso pelo link a seguir, em 05/03/2016: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
  • THOMAS W. ROWLAND. Fisiologia do Exercício na Criança. São Paulo. Ed. Manole, 2008.
  • ARMSTRONG, N., VAN MECHELEN, W. Paediatric Exercise Science and Medicine. Oxford University Press, 2009.
  • BAR-OR, O., ROWLAND, T. Pediatric Exercise Medicine: From Physiologic Principles to Health Care Application. Human Kinetics, 2004.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • GALLAHUE ,D.L., OZMUN, J.C., GOODWAY, J.D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2013.
  • GOMELLA, T.L.; CUNNINGHAM, M.D.; EYAL, F.G.; ZENK, K.E. Neonatologia: manejo, procedimentos, problemas no plantao, doenças e farmacologia neonatal. Porto Alegre: Artmed, 5 ed., 2006.

Bibliografia Complementar:

  • GARBER, C.E.; BLISSMER, B.; DESCHENES, M.R. et al. ACSM Position Stantd: Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespirtatory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently health adults: guidance for prescibing exercise. Med Sci Sports Exer, 43(7):1334-59, 2011.
  • EHRMAN, J.K.; GORDON, P.M.; VISICH, P.S.; KETEYIAN, S.J. Clinical Exercise Physiology. Champaign, IL: United States of America, 3 ed., 2013.
  • RIEBE, D.; FRANKLIN, B.A.; THOMPSON, P.D. et al. Updating ACSM´s recommendations for exercise preparticipation health screening. Med Sci Sports Exerc, 47(11):2473-9, 2015.

Página gerada em 26/12/2024 13:50:05 (consulta levou 0.073463s)