Nome da Atividade
CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260031
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos básicos relativos ao Currículo (teorias/currículo escolar) e às políticas públicas para a Educação Básica e a Formação de Professores, em particular, professores de matemática. Diferentes perspectivas de currículo de matemática praticadas no país em diferentes momentos históricos. Acompanhamento e reflexão de práticas curriculares para o ensino de matemática vigentes na educação básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral(is): Discutir o Currículo de Matemática da Educação Básica, Planejamento Escolar e Formação de Professores.
Específico(s): Discutir as teorias curriculares.
Entender os diferentes tempos e as diferentes formas de como o currículo de matemática, da educação básica, foi e é praticado no país.
Conhecer as diferentes formas e etapas do planejamento em Educação Matemática nos diferentes tempos do currículo.
Analisar e debater os tipos de planejamentos escolares e a avaliação, em especial, na matemática;
Elaborar planejamentos de diferentes naturezas (curso, unidade, aula, etc.).
Discutir as políticas de formação dos professores, em especial, de matemática.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, R.A. Diversidade, Currículo Escolar e Projeto Pedagógico: a relação família, escola e comunidade. São Paulo: Cengage Learning. ISBN 9788522123537 [Livro eletrônico]
  • SANT'ANNA, G.J. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Erica. ISBN 9788536522319 [Livro eletrônico]
  • SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788586583445 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • ALIAS, G. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos: a nova dinâmica na escola atual. São Paulo: Cengage Learning. ISBN 9788522123629 [Livro eletrônico]
  • ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788582179000 [Livro eletrônico]
  • GIMENO SACRISTÁN, J. Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788565848503 [Livro eletrônico]
  • KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788565381604 [Livro eletrônico]
  • MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536310107 [Livro eletrônico]

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 2 25 18 Matemática (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
Marta Cristina Cezar Pozzobon
Professor responsável pela turma

M2 2020 / 2 25 17 Matemática (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
Marta Cristina Cezar Pozzobon
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática (Licenciatura - Noturno)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 10/05/2021 21:38:12 (consulta levou 0.119792s)