Nome da Atividade
CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260031
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceitos básicos relativos ao Currículo (teorias/currículo escolar) e às políticas públicas para a Educação Básica e a Formação de Professores, em particular, professores de matemática. Diferentes perspectivas de currículo de matemática praticadas no país em diferentes momentos históricos. Acompanhamento e reflexão de práticas curriculares para o ensino de matemática vigentes na educação básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral(is): Discutir o Currículo de Matemática da Educação Básica, Planejamento Escolar e Formação de Professores.Específico(s): Discutir as teorias curriculares.
Entender os diferentes tempos e as diferentes formas de como o currículo de matemática, da educação básica, foi e é praticado no país.
Conhecer as diferentes formas e etapas do planejamento em Educação Matemática nos diferentes tempos do currículo.
Analisar e debater os tipos de planejamentos escolares e a avaliação, em especial, na matemática;
Elaborar planejamentos de diferentes naturezas (curso, unidade, aula, etc.).
Discutir as políticas de formação dos professores, em especial, de matemática.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FREIRE, R.A. Diversidade, Currículo Escolar e Projeto Pedagógico: a relação família, escola e comunidade. São Paulo: Cengage Learning. ISBN 9788522123537 [Livro eletrônico]
- SANT'ANNA, G.J. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Erica. ISBN 9788536522319 [Livro eletrônico]
- SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788586583445 [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- ALIAS, G. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos: a nova dinâmica na escola atual. São Paulo: Cengage Learning. ISBN 9788522123629 [Livro eletrônico]
- ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788582179000 [Livro eletrônico]
- GIMENO SACRISTÁN, J. Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788565848503 [Livro eletrônico]
- KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788565381604 [Livro eletrônico]
- MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536310107 [Livro eletrônico]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 30 | 19 |
Matemática (Licenciatura) Matemática (Licenciatura - Noturno) Horários
|
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Matemática (Licenciatura) |