Nome da Atividade
ESTÁGIO IV
CÓDIGO
11260043
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática no ensino médio em uma escola da educação básica.

Objetivo(s) Específico(s):

- Observar aulas em uma turma no Ensino Médio;

- Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para o ensino médio a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

- Lecionar Matemática em uma turma do ensino médio;

- Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;

- Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FAINGUELERNT, E.K. Matemática práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788563899972 [Livro eletrônico]
  • LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
  • NACARATO, A.M. A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582178782 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed. ISBN 9788536317281 [Livro eletrônico]
  • CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542
  • DAVID, M.M.M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica. ISBN 9788582170885 [Livro eletrônico]
  • NACARATO, A.M. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086 [Livro eletrônico]
  • PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. ISBN 9788524905339
  • POSAMENTIER, A.S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553680 [Livro eletrônico]

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M99 2023 / 1 1 1 Matemática (Licenciatura)

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II Matemática (Licenciatura - Noturno)
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 06/06/2023 07:49:08 (consulta levou 0.113242s)