Nome da Atividade
AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260047
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise das abordagens de ensino de matemática em livros didáticos. Deslocamento do olhar crítico e do foco de abordagem para além da matemática, para o quadro cultural do contexto de produção/recepção do livro. Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e Investigação de sua presença e abordagem nos livros didáticos. Estudo do programa de distribuição de livros didáticos e das obras escolhidas. Análise dos critérios de seleção dos livros didáticos pelo PNLD e pelas escolas. Investigação e levantamento dos usos dos livros didáticos de matemática em escolas da rede pública e/ou privada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Analisar e avaliar livros didáticos de Matemática produzidos comercialmente para educação básica, focando as questões do conteúdo matemático previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também analisando sua adequação ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros marcos legais, aos quais os conteúdos dos livros devem atender.

Objetivo(s) Específico(s):

– Analisar a proposta para matemática presente na Base Nacional Comum Curricular e as abordagens de ensino de matemática em livros didáticos;

– Investigar as diferentes tendências para o ensino da matemática presente nos livros didáticos;

– Reconhecer o conteúdo das resoluções que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

– Compreender os critérios eliminatórios e classificatórios de avaliação e seleção previstos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);

– Analisar outros critérios de avaliação e seleção de livros didáticos;

– Pesquisar os modos de escolha dos Livros Didáticos nas escolas da rede pública e privada da educação básica;

– Investigar e efetuar levantamento dos usos dos livros didáticos de matemática em escolas da rede pública e/ou privada.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Guias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Disponíveis em
  • PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575261033
  • SAMPAIO, F.A.A. Com a Palavra, o Autor: em nossa defesa: um elogio a importância e uma crítica as limitações do Programa Nacional do Livro Didático. São Paulo: Editora Sarandi. ISBN 9788599018682

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana); Lei 11645 de 10/03/2008; Resolução CNE/CP nº 01 de 17 de junho de 2004.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 02, de 15 de junho de 2012 (Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental); Políticas de educação ambiental (Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281 de 25 de junho de 2002).
  • BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 01, de 30 de maio de 2012 (Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos).

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