Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO MUSICAL III
CÓDIGO
05001056
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto da pré-adolescência. Tal metodologia
compreende experiências e propostas teórico-práticas em espaços educativos,
preferencialmente, no âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de
música Licenciatura e sob coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da
turma. Os projetos de extensão vinculados à disciplina são Entreoitavas e Oficina de
Piano

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes profissionais
relacionados ao período da pré-adolescência através de uma ação pedagógica
embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e, posteriormente,
discutida pelo grupo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte ;11). LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série 85 Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e pré- adolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007. Periódicos e Anais dos encontros e congressos anuais da Abem (disponíveis em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/anais.html) Em Pauta (UFRGS) (disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmPauta) International Journal of Music Education (Isme) (disponível em: http:// www.periodicos.capes.gov.br/) Opus (disponível em: http://www.anppom.com.br/opus) Per Musi (disponível em: http://www.musica.ufmg.br/permusi) Revista da Abem (disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 canções brasileiras. 2. ed. rev. Brasília: MusiMed, 2010. 184 p. (Série musicologia ; 25). SANTIAGO, Patrícia Furst; PARIZZI, Betânia; FERNANDINHO, Jussara (Org.). Corporeidade e educação musical: coletânea Seminários de Educação Musical: Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 263p. ISBN 97885604888230. KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). HENTSCHKE, Liane (Org.). Educação musical em países de línguas neolatinas. Porto Alegre: UFRGS, 2000. 163 p SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). SOUZA, Jusamara (Org.). Música na escola: propostas para implementação da lei 11.769/08 na Rede de Ensino de Gramado, RS . Porto Alegre: Tomo editorial, 2011. 128 p. (Série Educação musical e cotidiano) FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, 1939- . De tramas e fios: um ensaio sobre musica e educação. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2005. 364 p.

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